terça-feira, 11 de agosto de 2009

Cremesp abre 51 processos contra Roger Abdelmassih


O Cremesp (Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo) abriu 51 processos éticos contra o médico Roger Abdelmassih, 65, um dos mais famosos especialistas em reprodução assistida do país.

Abdelmassih foi indiciado em junho pela Polícia Civil de São Paulo, sob a acusação de estupro e atentado violento ao pudor contra ex-pacientes. Ao menos 60 ex-pacientes disseram ter sofrido crimes sexuais durante as consultas com o médico.
Na sexta-feira, em reunião plenária do Cremesp, os conselheiros decidiram acatar as denúncias recebidas da Promotoria. Segundo o vice-presidente do conselho, Renato Azevedo, primeiro foram abertas sindicâncias para avaliar se havia indícios de infração ética nas denúncias contra o médico.
Os conselheiros avaliaram que as denúncias eram pertinentes e decidiram pela abertura dos processos. Agora, Abdelmassih, que já negou as acusações por diversas vezes, terá prazo para a defesa e para a apresentação de testemunhas a seu favor.
No final, cada um dos 51 processos será julgado em separado. A pena máxima é a cassação do diploma.

Outro lado
Roger Abdelmassih não concedeu entrevista sobre as investigações do Cremesp. Contudo, José Luis Oliveira Lima, um de seus advogados de defesa, diz que o médico tinha conhecimento das sindicâncias, mas não da instauração dos processos.
"Não temos essa informação oficial. Soubemos pela imprensa", diz Lima. O advogado afirma que Abdelmassih começou a ser notificado sobre as sindicâncias há alguns meses e, quando notificado, apresentou sua defesa, sempre reiterando que é inocente.
"Dr. Roger é um dos médicos mais respeitados do país na sua especialidade. Ele nega veementemente a prática de qualquer ato ilícito, aguarda o desenrolar das investigações e têm tranquilidade de que, no final, tudo será esclarecido", disse Lima.

CLÁUDIA COLLUCCI,
da Folha de S.Paulo.

Colaborou DANIEL BERGAMASCO,
da Folha de S.Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Verbratec© Desktop.