quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Da realidade para a ficção


Depois de um aviador, um monarca e um artista plástico, Spacca decidiu levar para os quadrinhos um personagem de ficção tão interessante quanto Santos Dumont, D. João e Debret: Antônio Balduíno, protagonista do livro "Jubiabá" (Quadrinhos na Cia., cor, 96 pgs., R$ 33), um dos mais famosos de Jorge Amado. Já disponível em livrarias desde junho, o álbum de Spacca tem lançamento em São Paulo nesta quinta e, em Salvador, cenário da HQ, no dia 28. O primeiro acontece na Livraria HQ Mix (Praça Roosevelt 142, tel.: 11 3258 7740), e o segundo, na LDM Multicamp (Rua Direita da Piedade 20, tel.: 71 2101 8000). O autor bateu um papo, por email, com o Gibizada.

Por que, dos livros de Jorge Amado, "Jubiabá"?
SPACCA: Inicialmente, foi sem pensar muito. A Lilia Schwarcz (antropóloga, parceira de Spacca no álbum "D. João Carioca - A corte portuguesa chega ao Brasil" e coordenadora do selo de quadrinhos da editora) sugeriu alguns para eu escolher, e escolhi esse apenas para fazer um layout para a família de Jorge. Depois, a escolha revelou-se boa por mostrar muitos cenários dos livros futuros de Jorge Amado, como se fosse um passeio por sua obra.
Como foi a pesquisa? No final do livro há muitos esboços...
SPACCA: Teve muito livro de texto e de imagem, guias de Salvador, fotos antigas, e uma breve estadia na cidade para conferir a teoria na prática - para ver de perto os lugares, para ver as pessoas e para sentir o clima. O que tem no livro de pesquisa não é quase nada. Eu fiz um caderno de fotocópias das pesquisas (de personagens, roupas, casas etc) para ficar à mão para consultas.
A ideia é adaptar para os quadrinhos outros livros de Jorge Amado? SPACCA: Não tenho planos. E se voltar a fazer, é bom que demore, para eu me reciclar. Qual é o seu próximo trabalho? SPACCA: Será a adaptação do livro de Lília "As Barbas do Imperador", que trata de D.Pedro II e do seu tempo. Será para 2011.
E seu livro sobre Monteiro Lobato?
SPACCA: Foi para a gaveta por enquanto.



Blog GIBIZADA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Verbratec© Desktop.