domingo, 9 de agosto de 2009

Suzano: 18 crianças aguardam por pais adotivos

A maioria tem mais de 10 anos e está fora do perfil das crianças procuradas, em geral brancas e com até 3 anos, pelos casais ou pais solteiros dispostos a adotar no município
Um total de 18 crianças e jovens aguardam adoção em Suzano. A maioria tem mais de dez anos de idade e vive em um dos quatro abrigos do município. A idade dificulta a transferência da guarda a uma família substituta – a tendência é de que muitos deles só deixem o local do acolhimento quando atingirem a maioridade. Por outro lado, cerca de 35 casais ou pais solteiros querem adotar no município. O problema, neste caso, é que o perfil das crianças procuradas (em geral, brancas e com até 3 anos de idade) é o oposto daquelas que estão à disposição.
O desencontro entre famílias substitutas e crianças que vivem em abrigos e aguardam adoção se repete em todo o País.
O cadastro nacional de pais adotantes conta hoje com 22 mil inscritos, enquanto há duas mil crianças e jovens em condições de serem adotados. Na tentativa de reverter este quadro, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou, recentemente, a nova Lei da Adoção, que muda as regras para estes procedimentos.
Em Suzano, a legislação tem gerado expectativas de que o processo judicial de transferência da guarda passe a ser mais rápido, de modo que as crianças permaneçam períodos menores em abrigos, no máximo, até dois anos. “Quero acreditar que as mudanças sejam para melhor. Na teoria, a lei parece boa, mas como irá funcionar na prática?”, indaga a coordenadora da Casa Nossa Senhora de Guadalupe, Fátima Reis Santos.Segundo Fátima, 8 das 22 crianças que vivem hoje no abrigo já foram destituídas da família original, por determinação da Justiça, e aguardam adoção.
São pessoas de 7 a 17 anos, todos portadores do vírus da imunodeficiência humana (HIV).Fátima explica que a prioridade em todos os casos de abrigamento é pelo retorno da criança à família. Esgotadas todas as possibilidades de isso ocorrer, aí sim ela é colocada para adoção.


Abrigos
Além da Casa Nosa Senhora de Guadalupe, há outros três abrigos em Suzano: a Casa da Criança e do Adolescente, ambos administrados pela prefeitura suzanense, e o Instituto Beneficente Viva a Vida. Cada um deles tem capacidade para abrigar até 30 pessoas.
A decisão pelo abrigamento, retorno à família de origem ou encaminhamento à adoção é sempre da Vara da Infância e Juventude, mas também envolve o Conselho Tutelar da cidade.A conselheira Ana Paula Braga acredita que o limite de dois anos de abrigamento pode funcionar como pressão para os pais.
“Quando você dá um prazo à família, a tendência é de que ela corra contra o tempo para conseguir se organizar e ter a guarda dos filhos de volta. Se isso não acontecer, ele vai para adoção mais rapidamente. Espero que isso impeça que as crianças permaneçam num abrigo por tempo indeterminado, como ocorre hoje”, relata Ana Paula.



Mogi News

19 comentários:

  1. Seria interessante vcs. divulgarem o telefone destes abrigos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá meu nome é jobenilton Fonseca tenho 33 anos já tive relacionamento com três mulheres e não consegui realizar o sonho de ser pai então por favor mim ajuda gostaria de adotar uma criança

      Excluir
  2. sei como e trabalhei em um abrigo pretendo voltar mas assim que eu souber que a cordenadora maria jose baltez de amaral não tiver mais la vi coisas que não gostei como dinheiro desviado por ela e seus demais maus treatos aos funcionarios foi por isso que sai mas o amor as crianças ainda é o mesmo assim que eu puder e não ver coisas erradas voltarei podem beter certeza prefeitura de suzano olhem bem as pessoas que vcs poem para coordenar um arigo olhem bem a dona maria josé baltez de amaral

    ResponderExcluir
  3. Olá gostaria de saber o telefone de um desses abrigos para fazer uma ação de Natal com eles.
    Meu e-mail é canunes86@hotmail.com.br.

    Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia queria saber como visitar o orfanato gadalupe de suzano.

      Excluir
  4. boa tarde gostaria desaber o endereço desses abrigos em suzano.

    marciahans@uol.com.br

    ResponderExcluir
  5. Boa tarde!
    Por favor, gostaria do endereço e telefone desses abrigos, pois tenho muitos brinquedos que pretendo doar. meu e-mail é silviaddias@gmail.com

    aguardo
    grata

    Silvia

    ResponderExcluir
  6. Agradecemos a visita e o interesse pelas crianças.
    Volte sempre
    Abçs
    Maria Célia e Carmen

    ResponderExcluir
  7. meu sonho e ter um filho mas nao engravido sou impertensa diabetica uma gravidez seria de risco entao junto com meu esposo resovemos adotar eu gostaria de ter uma criança de 3 ans sim claro mas to desposta a dar amor carinho e ter uma criança de ate 10ans vcs podem m ajudar tanta familia sem familia e e tao dificio conseguir uma doaçao 421838 63685063 me ajudem eu qro adotar um filho dar amor carinho debora castro

    ResponderExcluir
  8. ja trabalhei com crianças e adolescentes. estou no momento desempregado sou educador social tel 60246417 Marcel .

    ResponderExcluir
  9. ja trabalhei de educadora social no momento estou desempregada estou aguardando contato
    (11)4752-7278 telefone para contato
    Falar com Ana

    ResponderExcluir
  10. ja trabalhei de educadora social no momento estou desempregada estou aguardando contato
    (11)4752-7278 telefone para contato
    Falar com Ana

    ResponderExcluir
  11. Gostaria do contato desses lugares, pois tenho interesse.

    sobral_su@hotmail.com

    ResponderExcluir
  12. Como marcar visitas? thais-contato@hotmail.com

    ResponderExcluir
  13. Boa tarde. poderia esta passando os endereços dos orfanatos que possuem em Suzano, o email. jeni.amore@gmail.com. estarei esperando o contrato

    ResponderExcluir
  14. Gostaria de agendar uma visita no abrigo viva a vida estou esperando faz uns tres meses ja e ainda nao tive resposta ate parece q nao querem deixar agente ir visitar

    ResponderExcluir
  15. BOA TARDE!

    EU QUERO ADOTAR COM IDADE DE 03 ANOS E TEM MENINA COM ESTA IDADE?

    AGRADEÇO

    ResponderExcluir
  16. Sou de suzano como faço para adotar um a criança de 3 anos tanbem quero muito tenho 4 filhos e não posso ter mais é é meu sonho me ajudem

    ResponderExcluir

Verbratec© Desktop.