Pesquisa realizada pela Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) revela que os jovens estão bebendo cada vez mais cedo. Adolescentes entre 14 e 17 anos dizem ter começado a beber, em média, aos 13 anos e nove meses, enquanto adultos entre 18 e 25 anos começaram com 15 anos e três meses.Realizado pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), o Levantamento Nacional sobre Padrões de Consumo de Álcool na População Brasileira traz um retrato de como o brasileiro se comporta com relação à bebida.O resultado é fruto de 3.007 entrevistas realizadas em 143 cidades em todas as regiões do país entre novembro de 2005 e abril de 2006.É o primeiro trabalho dessa dimensão, pois os dados oficiais eram baseados somente em projeções.
A pesquisa mostra;
■ 16% dos adolescentes entre 14 e 17 anos já consumiram bebidas alcoólicas em excesso - ou seja, cinco doses ou mais ao longo de um dia (uma "dose" equivale, mais ou menos, à quantidade de álcool em uma taça de 150ml de vinho ou a uma latinha de cerveja).
■ 21% da população masculina nessa faixa etária bebeu de forma abusiva no ano anterior.
■ entre meninas a proporção foi menor, mas não menos preocupante: 11%.
■ 35% dos adolescentes bebem pelo menos uma vez por ano, e 16%, em excesso.
■ 52% dos brasileiros com mais de 18 anos bebem pelo menos uma vez ao ano.Idade inicial para consumo de bebidaOs dados comprovam ainda algo que especialistas alertam há tempos a idade com que adolescentes iniciam o consumo de bebida está caindo e a freqüência, aumentando;
■ o estudo mostra que entrevistados entre 14 e 17 anos iniciaram o consumo de bebida alcoólica aos 13,9 anos.
■ entre adultos jovens, com idade entre 18 e 24, o início foi aos 15,3 anos.Mulheres com tendência aumentarEntre 14 e 17 anos apontam também uma tendência de aumento de consumo entre as mulheres.
■ enquanto na população maior que 18 anos elas são 41% das pessoas que bebem regularmente, contra o índice masculino de 65%;
■ entre as pessoas com menos de 18 anos o índice dos meninos e meninas se aproxima: 34% e 31%.Bebida mais consumidaA cerveja é a bebida alcoólica mais consumida pelos brasileiros. De acordo com a pesquisa, feita em parceria com a Senad (Secretaria Nacional Antidrogas), ela corresponde a 61% das doses ingeridas no país.Problema da bebida alcoólica
O estudo mostra:
■ quase metade da população brasileira, 48%, não bebe. Mas a legião de abstêmios não reduz a dimensão do problema.
■ 28% dos adultos, o equivalente a 33 milhões de pessoas, apresentam um padrão de consumo excessivo.“É um número muito expressivo. E indica quantas pessoas se expuseram a situações de risco ou enfrentaram problemas provocados pelo consumo de álcool em excesso”, constata a secretária-adjunta da Senad, Paulina Duarte.
G1 – 22 de agosto de 2007 e Folha de São Paulo - 23 de agosto de 2007
Blog Zona de Risco
Quinta-feira, Outubro 18, 2007
Comentário
Existe uma relação direta entre bebida e violência cuja estatística mostra o componente violento do álcool. Pessoas agressivas ficam estimuladas pela ação do álcool e potencializam comportamentos e atitudes violentas que podem resultar em violências; no ambiente familiar, entre pessoas nas ruas, no trabalho e no trânsito.O consumo de bebidas alcoólicas, mesmo que não excessivo, é causa, direta ou indireta, de inúmeros acidentes de trânsito de que resultam milhares de vítimas, já que este é um depressor que prejudica a coordenação psicomotora, a capacidade de percepção e de estímulo em geral.
ACCA
MUITO BOA PESQUISA ... ;D
ResponderExcluirestou tendo proerd e esta pesquisa serviu muito pois temos que fazer um noticiario em grupo sobre o álcoolismo,essa pesquisa é muito boa!
ResponderExcluirFicamos satisfeitas em saber que estamos ajudando, que é a nossa intenção.
ResponderExcluirabçs
esta pesquisa é muito boa, mas prescisa de mais imformasões.Pense nisso e melhore essa pesquisa,ñ tomem isso como um critica mas sim como uma opinião!
ResponderExcluirProcure que voc~e vai achar mais no blog mesmo.
ResponderExcluirQuer moleza né?
ResponderExcluir