sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Conscientização na Semana Mundial de Aleitamento Materno 2009


O aleitamento materno é a garantia de um alimento completo, com todos os nutrientes que o bebê precisa para o seu desenvolvimento. Pensando nisso, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) promove durante todo o mês de agosto, várias atividades nas Unidades de Saúde, como parte da Semana Mundial de Aleitamento Materno, comemorada de 1º a 07 de agosto.
A semana é lembrada em mais de 120 países, numa iniciativa da Aliança Mundial para Ação em Aleitamento Materno. Este ano o tema é "Amamentação em todos os momentos. Mais saúde, carinho e proteção". A Campanha tem como objetivo incentivar a mobilização social para promover a amamentação.
O leite materno também protege o bebê de doenças como diarréia, infecções respiratórias, asma, diabetes e alergias, explica a a coordenadora do Programa Materno Infantil, Maria das Graças Coy. "O aleitamento traz uma série de benefícios para a mãe e para o bebê. Além dos aspectos imunológicos, emocional e social, do ponto de vista nutricional, o leite humano contém nutrientes em quantidade e qualidade necessários para propiciar um desenvolvimento adequado para o bebê", explica ainda.


Confira a programação:
Unidade de Saúde da Glória
Dias: 03 a 28 de agosto
Atividades gerais:
-Distribuição de cartazes e panfletos sobre a amamentação;
-Orientações sobre a importância da campanha como instrumento de conscientização, através de Reuniões Setoriais;
Atividades para usuários da US:
Dia: 05 de agosto
Local: Auditório da Unidade

- 13h30: Abertura da Semana Mundial da Amamentação 2009 pela assistente social Nádia Maria Bortolon, e a equipe do Programa da Criança
- Palestra: “O significado do tema da campanha 2009: Amamentação em todos os momentos. Mais saúde, carinho e proteção”, com a pediatra Amélia Guilhermina W. Soares.
- 14:30h: Início das atividades recreativas e educativas com apresentação da Equipe do Projeto Especialistas do Riso;
- Apresentação do cantor e compositor José Antônio Pereira Monteiro – Músicas Infantis;
- Lanches variados e sorteio de brindes (oferecidos pela comunidade).
- Para os participantes do Programa Bolsa Família, às terças-feiras, dias 04, 11, 18 e 25 de agosto, às 13h30, será apresentada pela Enfermeira Maria Alice Brito e Equipe do Programa da Criança, palestra sobre o significado do tema da campanha, e sobre a Importância da Alimentação e da água na prevenção à doenças (anemia e verminoses).
- Para os participantes do Curso de Gestante, no dia 12 de agosto será apresentada pela Enfermeira Maria Alice Brito e Equipe do Programa da Criança, palestra abordando o significado do tema da campanha, e a importância da amamentação para o desenvolvimento saudável da criança.

Eventos externos:
- Apresentação de palestra, pela Pediatra Dra. Nelcy Sodré e Equipe do Programa da Criança, abordando o significado do tema da campanha, e a importância da amamentação para o desenvolvimento saudável da criança:
- No dia 04 de agosto, às 15:00, para gestantes e mães da Pastoral da Criança da comunidade Sta. Clara (Cristóvão Colombo);
- No dia 19 de agosto, às 13:30, para o grupo de gestantes da União Espírita Cristã de Vila Velha.

Unidade de Saúde de Santa Rita:
Dia: 06 de agosto
Horário: a partir das 7 horas
Atividades: palestra sobre Aleitamento Materno na sala de espera da Unidade; palestras nas reuniões do Bolsa Família na sala de espera da unidade, com distribuição de lanches.

Unidade de Saúde de Vale Encantado:
Dias: de 01 a 07 de agosto
Atividades: distribuição de folderes informativos e palestra no auditório da unidade.
Unidade de Saúde de São Torquato:
Dia: 03 de agosto
Atividades: Palestra para pacientes de pré-natal; campanha para coleta de potes de vidro para o Banco de Leite.Última atualização ( Sex, 31 de Julho de 2009 16:11 )

Priscila Contarini


Prefeitura de Vila Velha

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Verbratec© Desktop.