segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Belém - Campanha pelo aleitamento materno terá uma semana de atividades

De 1º a 09 de agosto, quando se comemora em mais de 120 países a Semana Mundial do Aleitamento Materno, a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) e demais parceiros realizarão diversas atividades voltadas a incentivar a prática de alimentar os bebês com leite materno, no mínimo até o 6º mês de vida.
A campanha intitulada "Amamentação em todos os momentos: mais saúde, carinho e proteção" será lançada oficialmente no Estado nesta segunda-feira (3), a partir de 8h30, no Comando Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Pará. A programação prosseguirá até sábado (8).
Idealizada pela World Alliance for Breastfeeding Action (WABA) - Aliança Mundial para Ação em Aleitamento Materno, a campanha visa divulgar em todo o mundo as vantagens e a importância da amamentação para a saúde da mãe e da criança e sensibilizar sobre a importância da promoção, proteção e apoio ao aleitamento natural.
"O aleitamento materno traz benefícios tanto para a criança como para a mãe, com reflexo em toda a família", informa a coordenadora de Saúde da Criança da Sespa, Ana Cristina Guzzo. No Pará, os parceiros da Sespa nessa campanha são o Corpo de Bombeiros, Secretaria Municipal de Saúde de Belém (Sesma), Sociedade Paraense de Pediatria (SPP) e Associação Amigos da Amamentação (Amamen). Todos estão empenhados em divulgar e distribuir material informativo, explicando os benefícios da amamentação exclusiva durante os seis primeiros meses de vida, período recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS).


Benefícios - Em nota enviada às secretarias estaduais de saúde, a Sociedade Brasileira de Pediatria ressalta ainda que, para a criança, os principais benefícios do leite materno são a prevenção de infecções, diarréia, pneumonia, otite e outras doenças que podem se manifestar mais tarde, como alergia, asma e diabetes, e até alguns tipos de câncer relacionados à alimentação. As crianças amamentadas também têm vantagens no desenvolvimento intelectual.
Já para a mãe, previne algumas doenças como câncer de mama e diabetes. Segundo a SBP, a incidência de diarréia é de 3 a 14 vezes menor em bebês que são alimentados com leite materno.

Abaixo, a programação da campanha no Pará:
Dia - 03 - segunda-feira
Abertura oficial da Semana Mundial de Amamentação, com representantes da Sespa, Comando do Corpo de Bombeiros, Sociedade Paraense de Pediatria, Amamen e Sesma. O momento também incluirá relato de experiências do Corpo de Bombeiros alusivo ao tema; apresentação de vídeo do Ministério da Saúde sobre o assunto; premiações aos melhores relatos de experiências; sorteio de camisas e lanche.
Dia 04 - terça-feira
Visita às unidades municipais de saúde dos bairros do Guamá, às 8h, e da Cremação, às 10h. Haverá entrega de certificados, camisetas para sorteio e convites para a participação na caminhada de encerramento.
Dia 05 - quarta-feira
O roteiro de visitas prossegue na Uremia (8h), Santa Casa (9h) e na Beneficente Portuguesa (10h).Dia 06 - quinta-feiraO roteiro de visitas prossegue nas unidades de saúde de Icoaraci (8h) e da ilha de Cotijuba (9h). Nesse dia acontece, ainda, exposição de painel no shopping Castanheira, com apresentação de ações que levaram Belém a ganhar o Prêmio Bibi Vogel e distribuição de folders alusivos ao assunto, feita por alunos dos cursos de Nutrição da Universidade Federal do Pará (UFPA) e Universidade da Amazônia (Unama).
Dia 07 - sexta-feira
O roteiro de visitas prossegue na unidade de saúde do Marco (8h), no Hospital de Clínicas (9h) e no Hospital da Ordem Terceira (10h). Haverá exposição de painel no shopping Pátio Belém, com apresentação de ações que levaram Belém a ganhar o Prêmio Bibi Vogel e distribuição de folders alusivos ao assunto, feita por alunos dos cursos de Nutrição da UFPA e Unama.
Dia 08 - sábado
Concentração na Praça Batista Campos, a partir de 09 horas, para a "Corrente do Bem", caminhada em que haverá distribuição de camisetas e folders aos participantes, com participação da banda do Corpo de Bombeiros.

Mozart Lira - Sespa


Agência Pará

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Verbratec© Desktop.