quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Tempo de aleitamento materno aumenta nos últimos nove anos


Pesquisa do Ministério da Saúde mostrou que, em 2008, as mães brasileiras amamentaram por um mês e meio a mais do que em 1999.
A Semana Mundial de Amamentação começou com uma boa notícia: de 1999 para cá, as mães brasileiras aumentaram em um mês e meio o tempo médio de aleitamento materno, no primeiro ano de vida de seus filhos. Segundo o levantamento, feito pelo Ministério da Saúde e divulgado nessa segunda-feira (03), esse período passou de 296 para 342 dias, em 2008.
O leite materno tem um papel importante para garantir o desenvolvimento saudável da criança desde o nascimento. Das 118 mil crianças analisadas, 67,7% mamaram na primeira hora de vida. Segundo o Ministério, essa taxa foi caracterizada como boa, de acordo com critérios da OMS – Organização Mundial da Saúde.
No caso da alimentação exclusiva com o leite materno – que se recomenda para os seis primeiros meses de vida – a duração do aleitamento também aumentou nos últimos nove anos, passando de 24 dias em 1999 para 54 dias em 2008. A taxa de mães que alimentam seus filhos, menores de quatro meses, apenas com seu próprio leite aumentou de 35% para 52% no ano passado.
Melhor desempenho
A II Pesquisa de Prevalência do Aleitamento Materno foi realizada em todas as capitais e no Distrito Federal, além de outros 239 municípios, em convênio com a Fiocruz. O objetivo foi verificar a situação atual da amamentação e da alimentação complementar no Brasil, identificar quais grupos precisam de maior atenção e avaliar práticas alimentares saudáveis e não saudáveis – como dar para a criança café, refrigerante, bolacha e salgadinho.
Para o Ministério, essa melhora significativa no aleitamento materno pode ser explicada pelas campanhas de incentivo à amamentação, pela realização de cursos de aconselhamento, por profissionais de saúde mais preparados e pelo crescimento na implantação de bancos de leite humano.



Revista Crescer

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Verbratec© Desktop.