quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Copacabana recebe uma maratona de contação de histórias


RIO - Tradicionais na França, presentes de forma menos assumida - porém marcante - na trajetória brasileira, os contadores de histórias de lá e de cá são os protagonistas de um evento que estreia nesta quinta-feira (06.08), no Sesc Copacabana. Trata-se do Simpósio Internacional de Contadores de Histórias 2009 que, com o tema "Histórias sem fronteiras: Palavras de griots, conteurs e narradores", faz parte da programação oficial do Ano da França no Brasil.
Há oficinas, mesas redondas, exibição de filmes e, claro, muita contação de histórias na grade de atividades, todas elas gratuitas. O ápice do evento é a Maratona de Contos, pela qual os narradores se revezam no jardim do Sesc, a partir das 18h de sábado (08.08), para 24 horas ininterruptas de histórias.
Em sua oitava edição, o simpósio põe em foco a importância da narração oral na França de hoje, a partir da retomada desta arte em maio de 1968, e sua influência no Brasil, conforme relata a pesquisadora brasileira Maria de Lourdes Patrini Charlon, que participará da mesa de abertura do evento. Outra novidade é um espaço do simpósio montado no Centro de Tradições Nordestinas, em São Cristóvão: o Mercado da Palavra, em homenagem ao poeta popular Patativa do Assaré.
O Simpósio Internacional de Contadores de Histórias 2009 tem como convidados internacionais Boniface Ofogo (República dos Camarões), Jean Michel Hernandez e Muriel Bloch (França).

SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE CONTADORES DE HISTÓRIAS
Espaço SESC / Teatro de Arena e Pátio Externo: Rua Domingos Ferreira 160, Copacabana. Quinta (06.08) e sexta (07.08), das 9h às 22h. Sábado (08.08), às 15h, e domingo (09.08), às 18h.
Entrada franca. Informações: 9828-0767 / 3904-2210. As inscrições para os oficinas serão feitas no site: www.simposiodecontadores.com.br. Para as outras atividades haverá distribuição de senhas.

PROGRAMAÇÃO
Quinta (06.08):
10h: Estreia de "Histórias de griots, conteurs e narradores", espetáculo bilíngue (espanhol - português) de narração de histórias com a participação dos contadores Jean Michel Hernandez (França), Boniface Ofogo (República dos Camarões) e Daniele Ramalho (Brasil), além do percussionista brasileiro Carlinhos Ferreira.
11h: Mesa-redonda "O contador de histórias urbano em cena".
14h30m e 18h30 - Oficina de contação de histórias.
Sexta (07.08):
9h: Mesa-redonda "Palavras de griots: África e Brasil".
11h: Exibição do filme "O jantar dos malas", do diretor francês Francis Verber, discutido por Leo Cunha, escritor mineiro que publicou mais de 30 livros infantis e juvenis, dois livros de crônicas e diversas traduções.
14h30m e 18h30 - Oficina de contação de histórias.
Sábado (08.08):
18h - Maratona de contos, com 24 horas de narração de histórias.

NO CENTRO DE TRADIÇÕES NORDESTINAS:
Dias 7 e 8, das 18h às 21h e dia 9, das 16h às 20h: Mercado da Palavra Patativa do Assaré.
Um misto de feira de livros, cantinho de leitura, apresentações de contadores nordestinos como Edmilson Santini, Marcus Lucenna e representantes da Casa do Conto e Cia. Catirina (Ceará). Haverá um palco aberto para que o público também possa narrar suas histórias.

Hoje é o Dia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Verbratec© Desktop.