quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Nova orientação dos pediatras pode evitar em 70% risco de morte súbita


O certo é de barriga para cima

Antes, eles dormiam de bruços. Depois, de lado e com rolinhos apoiando a barriguinha e as costas. Esqueça tudo isso. Agora, o certo é colocar os bebês para dormir de barriga para cima. Segundo uma campanha da Pastoral da Criança, apoiada por várias entidades, entre elas, a Sociedade Brasileira de Pediatria, essa posição pode reduzir em até 70% o risco de morte súbita. - Por muito tempo, as pessoas acreditavam que colocar o bebê de barriga para baixo ajudaria a evitar que a criança golfasse. Isso mudou, porque a posição de barriga para baixo atrapalha a respiração do bebê. O ideal é colocar de barriga para cima, com a cabeceira da cama levantada a 30 graus - ensina Maria de Fátima Goulart, presidente da Sociedade de Pediatria do Estado do Rio. Algumas mães ainda se sentem confusas com a mudança na orientação dos pediatras. É o caso de Cristiane Bittencourt, de 33 anos, que acaba de dar á luz seu segundo filho:- Tenho um menino de 4 anos e uma menina que acaba de nascer. Quando meu primeiro filho nasceu, a orientação era botar a criança de lado, presa em rolinhos. E assim eu sempre fiz e me sentia segura. Agora, tudo mudou. Vou procurar me orientar com o pediatra e comprei o colchão antirrefluxo. A morte súbita é uma das principais causas de mortes entre bebês até 1 ano de idade. Em muitos casos, ela acontece porque o bebê está de lado ou de barriga para baixo. Nessas posições, a criança respira um ar menos puro, ou seja, respira parte do ar que deveria ser eliminado, o que pode ocasionar sufocamento e asfixia. Mas e se o bebê golfar? Segundo pediatras, estudos mostram que, numa situação como essa, o bebê reage naturalmente tossindo e, com isso, não respira o vômito e ainda chama a atenção dos pais. Cuidados na hora de dormir Colocar o bebê para dormir com muita roupa é um dos fatores de risco de morte súbita. É importante ficar atento às seguintes recomendações na hora de vestir o bebê para dormir: - Evite o excesso de roupas e fraldas que possam dificultar os movimentos do bebê e superaquecer.
- Deixe os braços do bebê livres, para fora das cobertas, assim, evita-se que ele deslize na cama e fique com a cabeça embaixo das cobertas.
- Deixe a cama livre de almofadas, travesseiros, “cheirinhos” (paninhos usados por algumas crianças para dormir), bichos de pelúcia e outros brinquedos que possam dificultar a respiração do bebê.
- A temperatura do quarto deve ser confortável para um adulto vestindo roupas leves. O bebê não deve parecer quente ao ser tocado.
- O bebê deve dormir sozinho em sua própria cama ou berço e não na cama de seus pais ou com outras crianças.
Saiba mais
O que é morte súbita?
É a morte inexplicável e repentina de um bebê, diagnosticada por exclusão: quando não se acham outras causas que podem explicar a morte da criança. Também é conhecida como morte do berço, pois acontece enquanto o bebê está cochilando ou dormindo. Ocorre mais frequentemente nos primeiros meses de vida e, em geral, nos meses de inverno.
Qual é a causa?
A causa é desconhecida, mas foram identificados fatores que aumentam o risco: bebê que dorme de bruços ou de lado; exposição ao fumo durante a gravidez e após o nascimento; consumo de álcool e drogas durante e após a gestação; falta de aleitamento materno; uso de colchões ou travesseiros moles e fofos; presença de brinquedos, travesseiros e outros objetos no berço que podem sufocar o bebê; superaquecimento do bebê; dormir na cama com os pais; nascimento prematuro ou baixo peso ao nascer. Até que idade é preciso se preocupar com a posição correta para o bebê dormir? A morte súbita atinge bebês de até 1 ano. Portanto, até o bebê completar essa idade é preciso ficar atento com a posição correta para ele dormir: de barriga para cima!


Flávia Junqueira



Extra Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Verbratec© Desktop.