terça-feira, 4 de agosto de 2009

Saúde renovada após os 50


RIO - Se você é dos que se escondem atrás da desculpa de que sempre foi sedentário e já perdeu o momento para começar a fazer alguma coisa sobre isso, pode procurar outra moita. Uma pesquisa com 2.205 homens realizada ao longo de três décadas revelou que quem começa a se exercitar aos 50 anos obtém os mesmos benefícios cardiovasculares e respiratórios do que aqueles que malharam a vida toda. Ou seja, nunca é tarde para começar a correr, caminhar e pedalar, diz uma pesquisa sueca publicada na revista "British Journal of Sports Medicine". Na pesquisa, homens que começaram a praticar exercícios regularmente aos 50 anos mostraram os mesmos benefícios cardiorrespiratórios após uma década de atividade do que aqueles que fizeram esportes desde a juventude.
O estudo foi realizado por cientistas da Universidade de Uppsala. Eles acompanharam o histórico clínico e os hábitos de 2.205 homens que tinham 50 anos entre 1970 e 1973 e foram reexaminados aos 60, 70, 77, e 82 anos de idade.
E ainda sobre corrida e atividade aeróbica. Fim de semana passado correu o mundo a história de que o presidente da França, Nicolas Sarkozy, passou mal enquanto corria. Sarkozy, de 54 anos, é um corredor dedicado, mas estava de dieta, fazia calor e não se sabe se o evento está relacionado à corrida. Claro que os preguiçosos de plantão correram depressa para dizer "está vendo como correr não faz bem?". Bem, em primeiro lugar, sedentário passar mal não seria notícia. Sedentarismo é fator de risco para obesidade, diabetes do tipo 2 e doenças cardiovasculares. E os benefícios da corrida superam com folga os riscos: pessoas que correm regularmente têm um risco 50% menor de sofrer um ataque cardíaco do que as sedentárias.
De fato, segundo uma revisão do impacto da atividade na saúde realizada por médicos do Kaiser Permanente Medical Center, na Califórnia, exercícios são tão importantes na prevenção de doenças que os médicos deveriam prescrevê-los, como fazem hoje com medicamentos. Hipócrates, o pai da medicina, já dizia isso cinco séculos antes do nascimento de Cristo, mas tem gente até hoje que duvida. Banque o saci por dois minutos e ganhe prumo
Ser uma pessoa equilibrada - no sentido literal, bem explicado - é muito fácil. Bastam de dois a quatro minutos por dia de um exercício na linha saci pererê. Um estudo na revista "Medicine & Science in Sports Exercise" diz que o segredo é fortalecer os tornozelos. Tente ficar pelo menos dois minutos equilibrado numa perna só. Fácil? Cruze os braços sobre o peito. Ainda tranquilo? Feche os olhos - e não pode balançar. O ideal são duas séries para cada perna. E você pode fazer isso escovando os dentes, penteando o cabelo, por exemplo. Soa meio ridículo, sabemos. Mas, garantem os autores do estudo (da Universidade da Virgínia, nos EUA), em quatro semanas você já terá resultados. Não custa lembrar que a torção de tornozelo é a lesão mais comum em atividades físicas.


O Globo

2 comentários:

  1. Ai, ai gente. E eu que nem desculpa dou para o sedentarismo. Sou a legítima cara de pau afirmando que não faço exercícios porque não gosto. Mas vou tentar rsrsrs. Sei dos benefícios e dos riscos. Ótima reportagem, abs.

    ResponderExcluir
  2. Vamosfazer um pacto e vamos começar a fazer os exercício ao mesmo tempo.
    Eu que sempre fiz agora....
    Aradecemos o divertido comentário
    Maria Célia e Carmen

    ResponderExcluir

Verbratec© Desktop.