terça-feira, 4 de agosto de 2009

Aleitamento materno evita morte infantil


A IMPORTÂNCIA DO ALEITAMENTO MATERNO

Já está devidamente comprovada, por estudos científicos, a superioridade do leite materno sobre os leites de outras espécies. São vários os argumentos em favor do aleitamento materno.

Evita mortes infantis
Graças aos inúmeros fatores existentes no leite materno que protegem contra infecções,ocorrem menos mortes entre as crianças amamentadas. Estima-se que o aleitamento materno poderia evitar 13% das mortes em crianças menores de 5 anos em todoo mundo, por causas preveníveis (JONES et al., 2003). Nenhuma outra estratégia isolada alcança o impacto que a amamentação tem na redução das mortes de crianças menoresde 5 anos. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Unicef, em tornode seis milhões de vidas de crianças estão sendo salvas a cada ano por causa do aumento das taxas de amamentação exclusiva.No Brasil, em 14 municípios da Grande São Paulo, a estimativa média de impactoda amamentação sobre o Coeficiente de Mortalidade Infantil foi de 9,3%, com variaçõesentre os municípios de 3,6% a 13%. (ESCUDER; VENÂNCIO; PEREIRA, 2003)
A proteção do leite materno contra mortes infantis é maior quanto menor é a criança.Assim, a mortalidade por doenças infecciosas é seis vezes maior em crianças menoresde 2 meses não amamentadas, diminuindo à medida que a criança cresce, porém aindaé o dobro no segundo ano de vida (WORLD HEALTH ORGANIZATION, 2000). É importante ressaltar que, enquanto a proteção contra mortes por diarréia diminui coma idade, a proteção contra mortes por infecções respiratórias se mantém constante nosprimeiros dois anos de vida. Em Pelotas (RS), as crianças menores de 2 meses que nãorecebiam leite materno tiveram uma chance quase 25 vezes maior de morrer por diarréiae 3,3 vezes maior de morrer por doença respiratória, quando comparadas com ascrianças em aleitamento materno que não recebiam outro tipo de leite. Esses riscos foram menores, mas ainda significativos (3,5 e 2 vezes, respectivamente) para as criançasentre 2 e 12 meses. (VICTORIA et al., 1987)A amamentação previne mais mortes entre as crianças de menor nível socioeconômico.Enquanto para os bebês de mães com maior escolaridade o risco de morrerem noprimeiro ano de vida era 3,5 vezes maior em crianças não amamentadas, quando comparadas com as amamentadas, para as crianças de mães com menor escolaridade, esserisco era 7,6 vezes maior (WORLD HEALTH ORGANIZATION, 2000). Mas mesmo nos países mais desenvolvidos o aleitamento materno previne mortes infantis. Nos EstadosUnidos, por exemplo, calcula-se que o aleitamento materno poderia evitar, a cada ano,720 mortes de crianças menores de um ano. (CHEN; ROGAN, 2004)Um estudo demonstrou que a amamentação na primeira hora de vida pode ser umfator de proteção contra mortes neonatais. (EDMOND et al., 2006)

Leia mais em: de Atenção Básica - Ministério da Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Verbratec© Desktop.