sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Cantar o Hino Nacional agora é lei federal



Todas as escolas públicas e privadas estão obrigadas a colocar seus alunos de ensino fundamental para cantar o Hino Nacional pelo menos uma vez por semana. É o que diz a nova lei federal 12.031/09, sancionada segunda-feira. Acho que esse é um assunto que não precisa de lei, vai da consciência de cada escola, comentou Cristiane Rodrigues Leite, mãe de Amanda Leite, 11 anos, que estuda na escola municipal Achilles de Almeida, onde entoar o hino semanalmente já é rotina. Eu acho que faz parte da responsabilidade da escola ensinar o hino. Ninguém aprende em casa, opinou, assumindo que ela mesma atropela alguns trechos quando precisa cantar.
Apesar da nova lei ser de âmbito federal – ou seja, vale em todo o Brasil, para estabelecimentos públicos e privados – sua aplicação dependerá muito mais da consciência dos dirigentes de cada escola ou rede de ensino. Isso porque ela não prevê qualquer tipo de esquema de fiscalização ou punição, nem detalhes como, por exemplo, se os alunos precisarão cantar o hino todos reunidos ou podem fazer isso uma turma de cada vez.
A obrigatoriedade também não é novidade. No Estado de São Paulo existe desde 1990 legislação sobre que obriga a execução do hino e o hasteamento da bandeira nacional no ensino de 1.º grau. Em Sorocaba, a Câmara aprovou no último dia 1.º a lei 106/09, sobre a obrigatoriedade do ensino, interpretação e canto do Hino Nacional nas escolas municipais em efemérides e solenidades.
Ana Clara Sauer de Arruda Pinto, diretora de um colégio particular da cidade, considera a iniciativa positiva, porém acredita que há necessidade que mais ações sejam tomadas de estímulo à cidadania e amor à pátria, além da simples obrigatoriedade de entoação do hino. Quando se trata de valores, precisamos trabalhar a cidadania por meio de reflexões. É um trabalho lento, que não se resume a cantar o hino, comentou a diretora. Ela terá que adaptar os horários dos alunos para cumprir a legislação. Até o ano passado tínhamos essa prática, que suspendemos neste segundo semestre porque o conteúdo está apertado, por conta da prorrogação das férias em razão da gripe suína, alegou.
A grande maioria das escolas de Sorocaba já mantém, ao menos uma vez por semana, uma cerimônia para que os alunos cantem o Hino Nacional, por vezes acompanhado do hasteamento da Bandeira Nacional. No núcleo Monteiro Lobato do Colégio Politécnico de Sorocaba, mantido pelo Jornal Cruzeiro do Sul/FUA, isso é feito as quartas-feiras pela manhã, pelos alunos do ensino fundamental.


Desde cedo
Entender, desde muito cedo, a importância do Hino Nacional é o objetivo de um colégio particular da cidade que cultiva os exercícios de cidadania com seus alunos a partir dos dois anos de idade. Todas as semanas, num dos dias antes das aulas, eles se reúnem em posição de respeito para hastear a bandeira e cantar o hino do Brasil e o da escola. Apesar da pouca idade e de sabermos que nesta faixa etária eles (alunos) não conseguem se concentrar por muito tempo, eles aprendem. É de pequeno que conseguimos trabalhar esse amor à pátria, comentou a professora Bianca Molina.
Para Regina Célia Crippa, coordenadora da escola, é importante manter essa rotina. Falta patriotismo para os brasileiros. Veja o exemplo dos americanos: eles sabem seu hino e se orgulham de sua bandeira. A professora – que aprendeu a cantar o Hino Nacional na escola ainda quando criança, com aulas de música e entoação de voz – não se incomoda que o papel de ensiná-lo às crianças fiquei a cargo da escola. Temos o dever de ensinar os valores que estão acabando. Já assumimos muitos papéis, porque não também o de ensinar o Hino Nacional?, questionou.


Lição importante
Na segunda-feira pela manhã, na escola municipal Achilles de Almeida, o alunos são reunidos para cantar o Hino Nacional. Eu acho importante, pois é uma forma de respeito pelo Brasil, falou Mariana Moreno, de 13 anos. Tem muita gente que fica ‘zoando na hora do hino, cantando errado. Não acho certo, emendou Gleice Flavi, da mesma idade. As dificuldades da letra poética da canção, entretanto, não são esquecidas. Não canto porque não sei direito a letra. Espero que um dia consiga aprender, falou Nayara Michele, 14 anos. Jéssica Ayres, de 13 anos, lembrou dos pontos em que grande parte das pessoas faz confusão com a letra do Hino Nacional. Tem aquela parte do ‘Brasil de um sonho intenso e aquela ‘Brasil de amor eterno. Todo mundo confunde. Eu já decorei, falou. Para sua amiga Camila Roza, da mesma idade, a cerimônia de entoação do hino é bonita, mas só quando o pessoal tem respeito.


Jornal Cruzeiro do Sul


Veja também:
http://brasilcontraapedofilia.wordpress.com/2009/05/27/falta-civilidade-na-educacao-de-nossas-criancas/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Verbratec© Desktop.