terça-feira, 22 de setembro de 2009

Mães acompanharão crescimento de árvore


Mãe acompanharão crescimento de árvore, paralelo ao dos filhos

Um buquê de rosas e uma muda de quaresmeira. Esses foram os presentes da Polícia Militar Ambiental de Bauru a 13 mulheres que deram à luz ontem em Bauru. A iniciativa comemorou o Dia da Árvore, ontem, na cidade. Surpresas com a visita inesperada, a maioria das novas mamães decidiu plantar a muda perto de casa, em locais onde poderão acompanhar de perto o crescimento da planta paralelo ao do filho.
“Achei bem legal a idéia. Incentiva este momento do nascimento. Moro em um condomínio e vou plantar num canteiro ali perto de casa para poder acompanhar o crescimento da planta. Vou regar, cuidar...”, prometeu Angélica Dias, mãe da pequena Júlia e uma das agraciadas pela iniciativa.
Márcia de Oliveira, que deu à luz Vitória na manhã de ontem, diz que dará até nome para a árvore. “É uma iniciativa bonita. Vou plantar a árvore no quintal da minha casa, que é bem grande, e vou pedir para os meus outros três filhos escolherem um nome para ela. Gosto muito de plantas”, comentou.
O tenente da Polícia Ambiental Ernani Francisco dos Santos conta que o projeto “Nasce uma vida... Plante uma Vida” já existia, mas estava inativo. Com o novo comando, foi retomado e deve ser realizado anualmente.
“Nós percebemos a diminuição expressiva das árvores em Bauru. As pessoas cortam porque está atrapalhando o meio-fio, quebrando a calçada, e ninguém repõe. Queremos mostrar que o replantio é necessário e queremos simbolizar isso com a vida destas crianças. Quanto mais verde a nossa cidade tiver, melhor será a qualidade de vida para aquela criança que está nascendo hoje”, diz Ernani.
A quaresmeira, espécie doada, foi escolhida por diversos motivos, dentre eles o fato de ser uma árvore de pequeno a médio porte que não prejudica calçadas, asfalto ou a rede elétrica. Além disso, é uma espécie comum na arborização urbana devido às suas belas flores roxas. O tenente Ernani ainda apresenta mais motivos para a escolha.
“Quaresmeiras têm crescimento rápido e florescem todo ano. A primeira florada é no primeiro ano. Então, isso vai simbolizar o primeiro ano do bebê também. Com isso, a mãe vai continuar cuidando dessa planta para ver a flor no dia do aniversário do seu filho”, comenta.
Ainda nesta semana, os oficiais da 2.ª Companhia da Polícia Ambiental irão até os locais indicados pelas mães e plantarão as mudas acompanhados de algum parente ou da própria parturiente. O projeto foi realizado também em Lins, onde foram entregues duas mudas às mães.

Maíra Soares
Jornal da Cidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Verbratec© Desktop.