sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Três Lagoas: Cartilha orientará servidores contra maus tratos às crianças


Mais de 1,5 mil cartilhas começaram a ser distribuídas ontem em toda Rede Municipal de Educação (Reme). O tema abordado é o “Combate aos maus-tratos contra crianças e adolescentes”. O material foi escrito e elaborado pelo psicólogo, Sydnei Ferreira, e foi apresentado e entregue ontem, na Escola Municipal Ramez Tebet.
O projeto que tem parceria com Ministério Público, Prefeitura e Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), simboliza o começo de um novo trabalho. Segundo a promotora de justiça Ana Cristina Carneiro, a intenção agora é expandir o trabalho alcançando também os Centros de Educação Infantil (CEI), Escolas Estaduais e também particulares.
“É importante oferecer a funcionários, desde merendeira até o diretor, conhecimento para identificar essa violência. As crianças se sentem protegidas por todas essas pessoas. Nós estamos trabalhando para que a violência, os maus tratos, a negligencia e os abusos sejam percebidos”, disse.
A utilização das cartilhas tem como objetivo mostrar como a violência se manifesta em crianças e adolescentes, a ideia é que os servidores possam contribuir identificando os vários tipos de violência. “Só assim conseguiremos prevenir e avisar os órgão competentes para agir. Estamos com um projeto inovador em todo o Estado”.
No primeiro semestre desse ano, o psicólogo, Sydnei Ferreira, visitou e realizou consultas em todas as escolas da rede municipal. “Queremos interromper o ciclo da violência, seja ela domestica ou sexual. Não é apenas violência física, muitas vezes é moral. Uma desencadeia a outra, e é na escola que isso se manifesta”.
Ferreira explica ainda que é a mudança de comportamento é visível. “Quando a criança sofre algum tipo de violência tende a se isolar, ela muda a rotina. Tudo se manifesta por meio do comportamento. É preciso ficar atento quando isso ocorre. Por isso, além da cartilha, os servidores também receberam palestras de orientação e prevenção”.
Para a prefeita, Simone Tebet, é importante que a família também esteja interada. “A violência também acontece fora de casa. Os pais precisam saber identificar a violência física e psicológica. Por isso, as palestras também serão voltadas aos pais”.

Gabriela Carvalho



Jornal do Povo de Três Lagoas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Verbratec© Desktop.