quinta-feira, 18 de março de 2010

Abelhas enxergam o mundo com mais cores e de forma mais rápida que os humanos


LONDRES - As abelhas veem cinco vezes mais rápido que os humanos, afirmaram esta semana pesquisadores da Universidade de Londres, em Queen Mary. Eles são os animais que enxergam cor com a maior velocidade, e por isso têm mais facilidade para se descolar em matas densas para encontrar comida, afirmam os pesquisadores Peter Skorupski e Lars Chittka, coordenadores da pesquisa. O estudo foi publicado no "Journal of Neuroscience".
A habilidade de enxergar em alta velocidade é comum em insetos voadores. Possibilita que eles fujam de predadores e encontrem seus pares no ar. No entanto, cientistas não sabiam se as abelhas eram capazes de ver colorido enquanto voavam rapidamente.
- Nem sempre conseguimos enxergar um inseto voando, mas eles nos veem e também conseguem identificar seus pares graças a esta visão especial. A maneira como enxergamos depende da forma como as células do olho capturam imagens e as transmitem para o cérebro. A maioria dos insetos enxerga de forma mais rápida que nós humanos - disse Skorupski.
As abelhas usam sua visão de várias maneiras. Além de desviar objetos, elas conseguem identificar buracos e pequenas entradas (como a das colmeias) e flores coloridas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Verbratec© Desktop.