terça-feira, 16 de março de 2010

ISP: Estado do Rio teve menos homicídios e mais estupros em janeiro


RIO - Com quase dois meses de atraso, o Instituto de Segurança Pública (ISP), da Secretaria estadual de Segurança, divulgou nesta segunda-feira a estatística de violência no estado no mês de janeiro deste ano. Segundo o ISP, o número de homicídios continua em queda: foram 454 casos em janeiro deste ano, contra 551 no mesmo período do ano passado - uma diminuição de 17,6% (menos 97 vítimas). Já os registros de encontro de cadáver apresentaram um aumento de 68% no mesmo período: em janeiro deste ano foram 69 casos contra 41 em 2009.
Segundo o instituto, aumentaram os registros de latrocínio (roubo seguido de morte), que subiram 46,2% (de 13 para 19) e os casos de estupro, que pularam de 135 registros, em 2009, para 345 este ano: um aumento de 155%.
Mesmo assim, o ISP considerou janeiro um mês com significativa redução nos delitos considerados estratégicos: roubo de veículos (queda de 24,4%, comparado com janeiro do ano passado); roubo de rua (os registros caíram 15,7%) e assaltos em coletivos (queda de 31,5%). Também apresentaram redução os registros de roubos de aparelho celular (13,4%) e de roubos a transeuntes (13,9%).
Em nota, o ISP voltou a lembrar as metas deste semestre (janeiro e junho desde ano) para redução dos delitos considerados estratégicos pela Secretaria estadual de Segurança. A intenção é reduzir os homicídios dolosos em 6,33%. Já os latrocínios devem ser mantidos no mesmo patamar de 114 registros, mesmo número do primeiro semestre. A intenção é garantir a redução de roubos de veículos em 4,37%. Os roubos de rua devem apresentar uma redução de 4,22%. São considerados roubos de rua, os casos de roubos a transeunte, roubos de celular e roubos no interior de ônibus.

Leia mais:
Taxa de homicídios do Rio não usa base do IBGE

Antônio Werneck

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Verbratec© Desktop.