quarta-feira, 17 de março de 2010

'Cabeça' de Cadu piorou após conhecer Daime, diz família de suspeito de crime



Linha da defesa será de que estudante virou problemático ao ir à igreja.
Membros da Céu de Maria haviam dito que chá tem caráter religioso

Parentes de Carlos Eduardo Sundfeld Nunes, o Cadu, de 24 anos, suspeito de ter matado a tiros Glauco Villas Boas, de 53 anos, e o filho dele, Raoni, de 25 anos, afirmam que o estudante universitário piorou seu estado de saúde mental após frequentar a Igreja Céu de Maria, fundada pelo cartunista em Osasco, na Grande São Paulo, que é adepta do Santo Daime. Os advogados de Cadu deverão adotar essa versão acima como uma das linhas da defesa do estudante: a de que ele teve agravado seu quadro de esquizofrenia após ter tido contato com a igreja e o Daime.
De acordo com o que familiares do suspeito disseram ao G1 nesta terça-feira (16), sob a condição de anonimato, Cadu fazia tratamento psicológico, psiquiátrico e antidrogas, mas teve esses problemas agravados após conhecer a Céu de Maria e consumir o Santo Daime, que era ministrado nos cultos.
Ainda segundo eles, a 'cabeça' de Cadu não estava boa e os integrantes da igreja deveriam ter proibido o estudante de ingerir o Daime. A bebida é uma droga alucinógena feita a partir do chá de Ayahuasca. Segundo testemunhas do crime, ocorrido no dia 12, Cadu estava armado e aparentava estar drogado quando atirou em Glauco e em Raoni. O suspeito foi preso em Foz do Iguaçu, no Paraná, onde, segundo a Polícia Federal, confessou os assassinatos. A motivação ainda é desconhecida.
Os advogados do estudante conversaram com os mesmos parentes que falaram com a reportagem. Agora, os defensores do jovem estão compilando e organizando fotos, cartas e documentos de Cadu durante o período em que ele estava no Daime.
Outras duas linhas de defesa também estão sendo analisadas por seus advogados.
“A defesa vai verificar a condição mental dele [Cadu], e entre as causas a serem verificadas de um eventual comprometimento dele estão: o histórico familiar, uso de drogas e de ele ter frequentado o Santo Daime”, afirmou o advogado Gustavo Badaró, na manhã desta terça, ao G1. Ele falou com a reportagem momentos antes de embarcar para Foz do Iguaçu, onde irá se encontrar com seu cliente.
Para Badaró, é preciso saber se os antecedentes familiares, o uso de drogas ou do Daime podem ter agravado ou gerado um estado psicótico ou de problemas psicológicos.
“Em termos bem gerais é isso aí. A defesa tem o interesse em verificar o estado psíquico do Cadu, até porque há um histórico de problemas psiquiátricos na família, mais especificamente com a mãe dele. E, de um tempo para cá, esses momentos em que ele apresentava sinais de anormalidade passaram a ser mais frequentes, segundo os parentes. De dois anos para cá, ele começou a frequentar o Daime. E isso coincide com o tempo em que o estado dele piorou."
Apesar de Cadu ter confessado o crime diante das câmeras de televisão no Paraná, o advogado dele sustenta que não pode afirmar ainda que seu cliente é culpado pelo crime ou o autor dos disparos. “Não sei se ele atirou. A defesa vai nesta terça conversar com ele, saber sua versão. Quero ouvir a versão dele antes”, afirmou Badaró, que também deve pedir um exame de sanidade mental de Cadu.
No velório de Glauco, membros da igreja afirmavam que o uso do Daime nos cultos não deveria ser encarado simplesmente como uma droga, mas sim como um elemento religioso importante na Céu de Maria. E que ele não traria problemas à saúde se fosse administrado corretamente.

Prisão
Preso em Foz do Iguaçu, Cadu está desde a madrugada de segunda (15) na carceragem da sede da PF. Após a prisão, ele estava muito agitado, mas, segundo policiais, o jovem se acalmou e passou a noite de segunda mais tranquilo.
O interrogatório desta terça, com a presença do delegado paulista, irá se concentrar na morte do cartunista e de seu filho. O suspeito já prestou esclarecimentos à PF nesta segunda. Com duas páginas, o depoimento concentra-se mais no que ocorreu após as mortes em Osasco. Apesar disso, ele confessa o assassinato de Glauco e Raoni, segundo a PF. “Ele confessou que foi responsável pelas mortes e somente isso. Não entramos muito na seara do que aconteceu em São Paulo”, afirmou o delegado-chefe da PF em Foz do Iguaçu, José Alberto Iegas.

Fuga
Carlos Eduardo está preso desde o fim da noite de domingo (14), quando tentou cruzar a fronteira entre o Brasil e o Paraguai. Na fuga em um carro que foi roubado na Vila Sônia, em São Paulo, ele resistiu à abordagem da Polícia Rodoviária Federal. Uma hora depois, atirou em um policial federal que tentou pará-lo na Ponte da Amizade.


G1

Um comentário:

  1. todo mundo tem alguem na falmilia que poderia esta no lugar do cadu
    que nao pode ser contrariado
    que tem surtos com a combinaçao de problemas psicologicos familiares e maconha e nao aceitam que estao errados e as vezes ate tem razão em alguns aspectos ... como o pai de cadu ...nos tambem estamos de maos amarradas sem saber o que fazer..so esperando que aconteça coisas boas e nao desgraças...resando para resolvemos o que podemos ...;.como na oraçao da serenidade Deus,
    dai-me a serenidade para aceitar as coisas que eu não posso mudar,
    coragem para mudar as coisas que eu possa,
    e sabedoria para que eu saiba a diferença: vivendo um dia a cada vez,
    aproveitando um momento de cada vez;
    aceitando as dificuldades como um caminho para a paz;
    indagando, como fez Jesus,
    a este mundo pecador,
    não como eu teria feito;

    aceitando que Você tornaria tudo correto se eu me submetesse à sua vontade para que eu seja razoavelmente feliz nesta vida e extremamente feliz com você para sempre no futuro.

    Amém.

    ResponderExcluir

Verbratec© Desktop.