quarta-feira, 17 de março de 2010

Ministério Público investiga mortes de 28 bebês na Santa Casa de Franca


A suspeita é que uma bactéria, provavelmente a klebsiella - que afeta o sistema urinário -, tenha provocado uma infecção genralizada

O Ministério Público Estadual (MPE) de Franca, na região de Ribeirão Preto (SP), abriu inquérito civil para investigar as mortes de 28 bebês ocorridas entre 2008 e 2009 na Santa Casa local. A suspeita é que uma bactéria, provavelmente a klebsiella (que afeta os sistemas urinário, gastrointestinal e respiratório), tenha provocado uma infecção e os óbitos no Centro de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal. A Secretaria Estadual de Saúde monitora e investiga o caso. A prefeitura também acompanha. Neste mês, quatro crianças recém-nascidas também foram contaminadas pela mesma bactéria, mas foram tratadas e passam bem.
O promotor de Saúde Pública, Décio Antônio Piola, quer informações sobre a higiene e as condições de trabalho no CTI Neonatal da Santa Casa de Franca, além de possível superlotação de leitos para bebês prematuros. Segundo ele, 9 mortes ocorreram no decorrer de 2008 e 19 em 2009. Ele vai se reunir hoje com representantes da Saúde municipais e estaduais, além de médicos, para discutir o que fazer imediatamente para evitar novos óbitos.

Rede
"Depois dessa investigação, vamos ampliá-la para toda a rede municipal e estadual, como postos e ambulatórios, e até em hospitais particulares", afirma Piola. "É preciso que a população tenha segurança."
A Secretaria Estadual da Saúde, por meio de nota, informou que as vigilâncias sanitária e epidemiológica estão monitorando e investigando os casos. Além disso, esclarece que ainda não tem confirmação da bactéria que provocou os óbitos e aguarda resultado do Instituto Adolpho Lutz. A Secretaria também desmente que o número de mortes em decorrência da infecção hospitalar tenha sido 43 em 2009, conforme suspeita da prefeitura, mas sim 19 no ano passado. E enfatizou que o Departamento Regional de Saúde (DRS) se reuniu com a Santa Casa de Franca segunda-feira para fixar em até dez o número de crianças internadas no hospital.

Números
A diretora-técnica da Santa Casa, Maria Auxiliadora Pedigone, informa que houve 55 infecções em 2009, com 19 mortes de bebês. Em 2008 foram 35 infecções e 9 óbitos. O setor neonatal teve 803 internações durante o ano passado. Cerca de 3,5 mil crianças nascem anualmente na instituição.

Brás Henrique
Ribeirão Preto, SP (Agência Estado)
MogiNews

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Verbratec© Desktop.