quarta-feira, 17 de março de 2010

Crianças podem mentir para chamar atenção


"As crianças têm uma capacidade fértil" para inventar histórias, contudo "não se deve considerar que elas mentem sempre ou dizem sempre a verdade". É desta forma que o psicólogo forense Carlos Poiares comenta o caso da menina de seis anos que terá inventado abusos sexuais por parte de amigos da mãe e com a conivência desta.
O caso data de 2005 e foi arquivado em Dezembro último pelo Ministério Público de Caldas da Rainha. Segundo o despacho do MP, "não existem indícios suficientes quer da ocorrência (abusos) quer da responsabilidade da arguida (mãe da menor)".
A menina, actualmente com 11 anos, acusava alguns amigos da mãe de a despirem e colocar "cenouras e cebolas no pipi, para depois fotografarem" e que "a mãe sabia o que se estava a passar e ficava a fumar à janela" de casa. No depoimento que prestou, a menor foi mudando os nomes dos alegados envolvidos.
O caso foi investigado pela Polícia Judiciária e a menor chegou mesmo a ter um auxiliar da escola a vigiá-la durante um ano.
Carlos Poiares alerta para o facto de alguns abusos sexuais inventados por menores "serem apenas chamadas de atenção", ou reflexos "de ruptura familiar mal resolvida". Segundo o professor de psicologia forense, os psicólogos forenses têm já formas de "espoletar situações" através de entrevistas específicas para menores.
O importante, ressalva, "é agilizar procedimentos para se perceber se há ou não contaminação do discurso" que pode ser feito através de adultos ou mesmo das notícias de televisão.
Para a pedopsiquiatra Ana Vasconcelos, estas situações "não são normais", mas alerta para a capacidade das crianças em fabularem. "Com este discurso tão estranho, a criança poderá querer chamar a atenção" refere, garantindo que os menores "têm muita capacidade para mentir".
Segundo a médica, "esta é uma questão da psicologia e não da lei", pelo que a menor deve ser acompanhada.

Jornal de Notícias

5 comentários:

  1. Quais são os sintomas das crianças que mentem sobre abuso sexual?????

    ResponderExcluir
  2. Estou passando pela mesma situação do caso acima. Não sei o que fazer.

    ResponderExcluir
  3. na minha cidade tambem

    ResponderExcluir
  4. POR FAVOR PRECISO DE AJUDA POIS ESTOU PASSANDO PELO MESMO CASO O QUE DEVO FASES

    ResponderExcluir

Verbratec© Desktop.