segunda-feira, 29 de março de 2010

Pacientes renais são dialisados no Hospital Geral do Estado


Melhorar a qualidade da assistência prestada aos pacientes internos com problemas renais agudos ou crônicos que necessitam ser submetidos à terapia renal substitutiva (diálise) é o principal objetivo do governo de Alagoas e da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) ao realizar investimentos visando à implantação de uma nova política para a área da nefrologia disponibilizada no Hospital Geral do Estado (HGE).
O serviço de diálise do HGE, funcionando desde a última terça-feira (23), em uma área totalmente reformada e estruturada para atender aos pacientes, conta com dois pontos para realização de hemodiálise, em funcionamento diariamente, no turno da tarde.
Implantado com o apoio do Ministério da Saúde (MS), os serviços de hemodiálise serão oferecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) a pacientes internos no hospital. O secretário da Saúde, Herbert Motta, lembrou que em 2009 o hospital recebeu investimentos na ordem de mais de R$ 8 milhões na compra de novos equipamentos e ampliação de serviços, como a Central de Transplante, Esterilização, Sala de Assistência à Vida (SAV) e Hemodiálise. “A intenção do governo é continuar atuando para garantir melhores condições de trabalho e avançar na qualidade do atendimento prestado à população”, disse.
De acordo com o gerente geral do HGE, Carlos Alberto Gomes, as sessões de diálise na própria unidade evitarão o deslocamento de pacientes graves para outros hospitais. O serviço atenderá, principalmente, a pacientes internados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
“A partir da agora, o hospital não precisará mais locomover seus pacientes com problemas renais agudos para hemodiálise em outros hospitais, proporcionaremos melhores condições de atendimento a nossos pacientes”, salientou.
O gerente destacou que o serviço de hemodiálise, que será referência no Estado, vai agregar valor ao hospital e abre a possibilidade para trazer outras especialidades. “É um serviço de alta complexidade que vai beneficiar muito os pacientes do HGE. Além disso, poderemos pleitear outras especialidades”, adiantou.
Fazer a hemodiálise no HGE já está facilitando a vida de Cícero dos Santos, que aos 64 anos, com diabetes e hipertensão, chegou a ter cinco paradas cardiorrespiratórias e paralisação dos rins. Interno na UTI do hospital em coma profundo, realizou duas sessões de hemodiálise e ontem já conversava com familiares.
“Estamos tão felizes com a recuperação dele. Muitos já não acreditavam que ele acordaria. É bom saber que podemos desfrutar de um serviço de alta qualidade, numa estrutura adequada e agradável”, afirmou Maria dos Santos, familiar do paciente em recuperação.
Segundo o médico Agenor Barros, nefrologista do HGE, os pacientes atendidos na hemodiálise são renais crônicos, que dependem das máquinas para sobreviver e se submetem ao procedimento de três a cinco vezes por semana.
Ele afirmou que a doença renal pode ser prevenida, a partir de cuidados básicos - na criança, evitar as verminoses e a desidratação. E, no adulto, tratar a hipertensão, diabetes e a obesidade. Para crianças e adultos, uma dieta saudável também é importante.
Os rins são os principais órgãos responsáveis pela eliminação de toxinas e substâncias que não são mais importantes para o organismo. Também são fundamentais para manter os líquidos e sais do corpo em níveis adequados, ajudam na produção de alguns hormônios e participam no controle da pressão arterial.

Ascom / Sesau


Alagoas em Tempo Real

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Verbratec© Desktop.