sexta-feira, 2 de abril de 2010

Igreja alemã quer 'novo começo' após acusações de pedofilia


BERLIM — O presidente da Conferência Episcopal Alemã, Robert Zollitsch, desejou que a Sexta-Feira Santa represente um "novo começo" para a Igreja Católica, envolvida em diversos escândalos de pedofilia. Estão previstas orações pelas vítimas.
"A Sexta-Feira da Paixão deve constituir um novo começo que precisamos com urgência", afirmou o arcebispo em uma mensagem divulgada nesta sexta-feira.
"Os casos de pedofilia que envolvem sacerdotes católicos nos enchem de tristeza, pavor e vergonha", completou.
"A comunidade católica observa com pavor a pena que foi dada às vítimas que, durante décadas, não puderam manifestar suas feridas com palavras", continuou.
"Foram abertas feridas praticamente incuráveis".
No diocese de Freiburg, dirigida por Zollitsch, uma oração especial deve ser pronunciada durante a Sexta-feira Santa.
"Oremos pelas crianças e jovens que, em meio ao povo de Deus, na comunidade da Igreja, sofreram danos, abusados e feridos em seu corpo e em sua alma", diz o texto da oração divulgado na mensagem do arcebispo.
Há algumas semanas, a Igreja Católica alemã é alvo de acusações quase cotidianas de antigos casos de abusos sexuais, enquanto escândalos de pedofilia envolvendo o clero católico estendem-se por toda a Europa e Estados Unidos.
O Papa Bento XVI, que é alemão, condenou os abusos, mas o próprio Pontífice está envolvido na polêmica, acusado de ter feito vista grossa sobre abusos sexuais cometidos por sacerdotes quando era arcebispo.

AFP

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Verbratec© Desktop.