domingo, 16 de agosto de 2009

Oficina para comunicadores sobre Trabalho Infantil Doméstico no MA



Numa parceria com o Fórum de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil, o UNICEF e a Faculdade São Luís, o Centro de Defesa Pe. Marcos Passerini realiza a oficina “Lead pela infância: conhecendo e divulgando a Lei 8.816/08”. A oficina acontecerá dia 20 de agosto, das 14h30 às 17h30, na Faculdade São Luís, e é voltada para profissionais e estudantes de comunicação, como jornalistas, publicitários, relações públicas, repórteres, fotógrafos ou radialistas. As inscrições são gratuitas e as vagas limitadas.
Na oficina será apresentada a Lei Estadual 8.816/08 que altera o Estatuto do Servidor Público Estadual ao estabelecer sanções para o funcionário público que utilizar mão de obra de criança ou adolescente no serviço doméstico.
De acordo com Socorro Guterres, “esta oficina, como a campanha de combate ao trabalho infantil doméstico que lançamos dia 9 de junho, quer sensibilizar a sociedade para as graves consequências que o trabalho precoce traz para o indivíduo. São prejuízos para o seu desenvolvimento físico, emocional e social, entre os quais está a queda no desempenho escolar”, explica a pedagoga, responsável pela temática do trabalho infantil no Centro de Defesa. “A criança gasta todas as suas energias no trabalho e não consegue acompanhar o ritmo escolar, contribuindo para que a educação no Brasil esteja em um patamar baixo”, alerta.

Lead pela infância

A expressão “lead” vem do inglês e no universo do jornalismo é usada para designar a primeira parte de uma notícia, a que fornece ao leitor as informações básicas sobre o assunto que será detalhado ao longo do texto.
De acordo com a assessora de comunicação do Centro de Defesa, Andréia Barbosa, a idéia de usar a palavra “lead” é a de fazer um jogo de palavras já que a versão aportuguesa é “lide” e lembra o verbo “lidar”. “Queremos discutir o tema do trabalho infantil doméstico no Maranhão com nossos colegas comunicadores e conclamá-los a ‘lidar’ ou, usando a expressão do Aurélio, a ‘tomar parte’ pela infância, a partir da sua própria atividade profissional”, explica Andréia Barbosa.
Para se inscrever o(a) interessada(a) precisa enviar email para comunicacao@cdmp.org.br, com os seguintes dados:

1)Nome:

2a)Para profissionais – Instituição onde trabalha e a função que exerce:

2b) Para estudantes – Instituição onde estuda e o período que cursa:

3) Telefone para contato e email.

Fonte: Brasil Contra a Pedofilia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Verbratec© Desktop.