quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Aborto: escolha de quem?

Não existem garantias do que a escolha de abortar é uma decisão da mulher que se submete a este procedimento. O argumento baseado na premissa que a liberalização do aborto dá à mulher possibilidade de escolha pode ser, em alguns casos, enganoso. Num livro publicado em 2002 (1), o Dr. Reardon (com inúmeros estudos publicados em jornais científicos sobre assuntos relacionados com o aborto) menciona que 52% das mulheres nos EUA que sofrem de trauma pós-aborto referem ter sido forçadas por outros a fazer um aborto que não desejavam. Ainda que o aborto por coação continue punível por lei, a participação desta ocorrência por parte da vítima acaba por não acontecer, como geralmente ocorre em casos de violência doméstica. Direito das mulheres à escolha? Nem sempre.
Ainda nos EUA, os relatórios de uma entidade designada de National Abortion Federation, com várias clínicas de aborto espalhadas no país, mostram que uma em cada cinco mulheres que procurou serviço nas suas clínicas se opunha moralmente ou filosoficamente ao aborto (2). Porque motivo, então, se sujeitaram a ele?
Alguns investigadores da Universidade de Hong Kong realizaram um estudo comparativo de violência doméstica entre mulheres que procuravam o aborto, com outras pacientes de ginecologia (3) e verificaram que a prevalência de abuso ao longo da vida do grupo que procura aborto foi significativamente mais elevado (27,3%) do que nas pacientes gerais de ginecologia (8,2%). Os resultados sugerem que a violência doméstica pode estar por detrás de uma decisão de abortar.
A ligação entre a violência doméstica e a incidência do aborto tem sido alvo de estudo nas últimas décadas. Um estudo (4) realizado nos EUA entre 2500 mulheres que usufruíam de apoio financeiro mostrou que:
Entre as mulheres que se sujeitaram ao aborto

22,7% referiram ter sido sujeitas a abusos físicos enquanto crianças
23,6% referiram ter sido abusadas sexualmente enquanto crianças
23,3% referiram ter um parceiro violento

Entre as mulheres que nunca se sujeitaram a um aborto

10,7% referiram ter sido sujeitas a abusos físicos enquanto crianças
7.8% referiram ter sido abusadas sexualmente enquanto crianças
11.8% referiram ter um parceiro violento
Vários estudos parecem indicar a existência de uma ligação entre o aborto e um passado ou presente marcado pela violência. A existir esta ligação, mulheres nestas condições necessitam de uma ajuda que a simples despenalização do aborto não pode fornecer. Despenalizar ou legalizar o aborto pode, em alguns casos, lançar um olhar permissivo ao abuso das mulheres.

Fonte: Aborto na Aldeia

2 comentários:

  1. Em ves de abortar devia de CASTRAR esses vermes,que estupram crianças e adolecentes.ESTÁ PROVADO QUE ESSE TIPO DE SER SERÁ SEMPRE PIOR QUE O ANIMAL.O ANIMAL RESPEITA E JAMAIS FAZ ALGO SEM Á APROVAÇÃO DO SEU SEMELHANTE A ELES.E A mulher que tem seu 1ª filho e não cuida o abandona ou comete violenia cantra as crianças deveria de ter uma laqueadura DEFINITIVAou NÃO DEFINITIVA COMFORME O SEU CRIME ou outro metado assinado pela LEI e ser cumprido ,pois se temos que cumprir as leis deveria de ter lei para pessoas que não tem capacidade de criar um filho com dignidade e respeito não deichar colocarem filhos para sofrer ou serem maltradados ,e com o tempo provasse sua condição de ser mãe[ E PAGASSE POR ESSE CRIMES DE UMA FORMA EVOLUTIVA E EDUCATIVA logico as com grau menor da viol~encia contra criança]Se as coisas estão cada vez pior. E é porque o que se tem pra defender nossas mulheres,adolecentes e crianças é muito pouco.É CHEGO Á PESAR QUE AS PESSOAS PENSAM QUE. É mais facil abortar um inocente do que punir severadamente um verme despresivel ,como anda as coisas a gente só tem de se assustar com o futuro pra frente, será um desastre é parece que ninguem vê.Só encher á cadeia de estubradores não resolve a situação logo estarão nas ruas é novamente cometento crimes e fora os que NÃO vão para cadeia por terem um estato social melhor é triste E DESASTROSO PARA NASAS CRIANÇAS QUE AMANHÃ TOMARAM NOSSAS FRENTES E SEREM EDUCADORES DAS PROXIMAS GERAÇÕES.[A MAIORIA QUE ABORTA FOI VITIMA DE ALGUM TIPO DE VIOLENCIA SEXUAL] ENTÃO POR QUE NÃO PREVENIR DESDE SEDO ESSE TIPO DE VIOLÊNCIA?COM LEIS MAIS SEVERAS? APENA UMA OPINIÃO DE REVOLTA DO ESTÃO FAZENDO COM NOSSAS CRIANÇAS. SOU A FAVOR DA PREVENSÃO E 1ª LUGAR O DIREITO DA CRIANÇA DEPOIS DO ESTUBRADORES QUE É PAGAR SEVERADAMENTE O QUE OS CRIMES NUNCA MAIS TENTAR COMETELOS NOVAMENTE SEJA, CASTRAÇÃO QUIMICA OU SEILA .MAS QUE NÃO TENHA MAIS O PODER DE ACABAR COM GERAÇÕES FUTURAS .O CASO É GRAVE NÃO DA PARA COMENTAR EM APENAS EMCOMENTÁRIOS ,MAS TIA QUE SER UM ENORME LIVRO.

    ResponderExcluir
  2. Errei um montão mas este acima é o meu recadão bem revoltadão.SALVE NOSSAS CRIANÇAS.

    ResponderExcluir

Verbratec© Desktop.