domingo, 4 de outubro de 2009

Até o povo de Chicago deu um ‘créu’ em homenagem ao Rio



O site “ChicagoansforRio.com” listou várias razões pelas quais o Rio merecia vencer. Um vídeo mostra como a cultura popular transformou slogan político em chacota internacional.

Taí uma prova de que o povo de Chicago não estava mesmo apoiando a campanha para sediar as Olimpíadas de 2016 na sua cidade.
Antes de ser tirado do ar, o site ChicagoansforRio.com fez várias comparações entre a terra do Obama e o meu Rio de Janeiro maravilhoso – e agora olímpico.
“Seria maravilhoso se tivéssemos as olimpíadas aqui”, dizia o site, com a figura de um homem que tropeça ao carregar uma tocha. “Mas sabe o que seria ainda melhor? Rio de Janeiro. Deixem o Rio sediar as Olimpíadas de 2016. Não nos importamos, honestamente.”
A uma primeira olhadela, o site apenas reflete a insatisfação do povo de Chicago com os problemas da cidade. Numa pesquisa realizada pelo “Chicago Tribune” antes de ser anunciado o triunfo do Rio, quase metade dos moradores de Chicago se opunha a sediar as olimpíadas na cidade.
Mas o siste ChicagoansforRio.com faz algumas comparações sérias, e outras preconceituosas entre Rio e Chicago. Tem praia? O Rio tem Copacabana, Chicago tem a Rua 63. Qual é o apelido mais famoso? Rio: Cidade Maravilhosa. Chicago: Segunda Cidade.
Aí vem o preconceito: o Rio, dizia o site, é conhecido pelos seus eventos em que gente pelada dança pelas ruas. Já Chicago tem gente gorda comendo por todos os lados.

Reação da comunidade
O motorista de limusine Vanderson Silva dirigia pelo aeroporto de Boston quando um colega de profissão deu a notícia: a cidade maravilhosa agora é olímpica.
“O Rio estava precisando disso. Internacionalmente as pessoas estavam vendo o Rio com outros olhos, sob o prisma da violência. Agora, a história é outra, foi merecido”, disse o carioca, que vive nos EUA há 10 anos.
Já a fundadora do Grupo Mulher Brasileira, a jornalista carioca Heloisa Galvão, disse que a imagem que o estrangeiro faz do Rio de Janeiro é injusta.
“Antes de vir para os EUA passei a minha vida inteira no Rio, e as duas únicas vezes em que fui assaltada no Brasil foram fora do estado. Aqui (em Boston), também tem violência”, disse ela.
Heloisa, que ontem enviou emails de parabéns a 700 brasileiros da sua lista, também concorda com a declaração do presidente Lula, para quem a escolha do Comitê Olímpico representou uma mensagem de que o Brasil trabalha de igual para igual com as potências mundias.
Mas o pior foi comprovar mais uma vez que os americanos são mesmo “bad losers.”
“O Rio só foi escolhido porque tem mais a se beneficiar do que Chicago, que é uma cidade muito mais desenvolvida”, disse uma repórter da CNN.
Agora, a pergunta que passa na cabeça de todo brasileiro radicado nos EUA é a seguinte: onde você vai estar em 2016? Estou com o conterrâneo Vanderson, que disse que espera estar no Rio comemorando com o nosso povo.

Eduardo de Oliveira



Brasil com Z

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Verbratec© Desktop.