segunda-feira, 5 de outubro de 2009

TRANSTORNO DESAFIADOR OPOSITIVO: QUANDO O COMPORTAMENTO TEM NOME


João tem sete anos e está enlouquecendo sua mãe. É agressivamente respondão, desafia ordens, perde a paciência com facilidade, "vira o ovo" com rapidez,não aceita críticas, deliberadamente faz coisas para irritar os outros, é debochado e implicante, discute com adultos, sempre responsabiliza os outros por seus erros, se aborrece facilmente com os outros, fica enraivecido e ressentido, é rancoroso e vingativo. Identificou no seu filhote algumas dessas características? Pois saiba que, dependendo do grau e persistência de ocorrência dessas características, este tipo de conduta, que a gente pode achar normal na idade, tem nome:
Transtorno Desafiador Opositivo.
O TDO atinge principalmente a faixa de 7 a 10 anos e de 2 a 16% das crianças em idade escolar. Pois é... Sempre escutei que a partir dos 7 anos é uma fase chaaata. Mas, como podem ver, talvez algumas dessas chatices seja um transtorno. No sentido psi da palavra. E esse é outro problema: porque tem tantos pais que se negam a reconhecer quando seus filhos estão com um problema além da conta e dar a eles auxílio para superar isso? Nunca entendi. Já passamos da época em que ir a um psicólogo era um atestado de maluquice. Cada criança é de um jeito na administração da vida à medida que vai crescendo. E definitivamente não existem super-pais. A gente também vai aprendendo junto. É como se pais se responsabilizassem pelos problemas surgidos, dando a si uma carteirinha de incompetentes, e para não se verem como tal, decidem negar ajuda especializada ao filho, tentando resolver sozinhos. Egoísmo não? Até porque, se não tratado o TDO vira um transtorno mais sério, piorando na adolescência e podendo gerar problemas mais hardcore com drogas ou uma atitude anti-social geral, por exemplo. E só para saber: 75 % de quem tem TDO tem esse tipo de problemas mais tarde. Acho que em muito por falta de tratamento ou de diagnóstico certo. E vamos combinar que adolescente já é chato normalmente, imagina com isso? Tem muito lugar que pode abrir a cabeça de quem se acha com problemas. Sites sobre o assunto não faltam. E para quem acha que precisa ter grana para tratar disso é bom saber que lugares como a Santa Casa da Misericórdia, no Rio de Janeiro, tem um departamento de neuropsiquiatria infanto-juvenil que oferece tratamento gratuito. Alguns sites:

Por: Angela Tostes

23 comentários:

  1. Q barato, adorei este post. aliás o blog todo é dez, sempre!
    e voltando ao blog, a Santa Casa do Rio, tá de parabéns tbm. presta serviços da melhor qualidade à população, é referencia para vários tratamentos públicos e gratuitos. especialmente terapias.
    em relação à 'chatisse', que bom q tem 'remédio', rs. acho q o maior desafio é a conscientização dos pais. penso q a escola tbm pode ajudar.
    parabens pela escolha do assunto!

    ResponderExcluir
  2. Adorei, pois estou fazendo um trabalho de psicologia e o meu grupo está com esse tema.

    ResponderExcluir
  3. Obrigada, que vocês continuem encontrando assuntos interessantes no nosso blog.
    Bom trabalho!
    Voltem sempre
    Maria Célia e Carmen

    ResponderExcluir
  4. Ótimo este assunto. Tenho um garotinho com diversas destas características. Vou levá-lo a uma neuropediatra especialista em TDH e realmente tenho a maior resistência em medicá-lo, se for o caso. Darei uma espiada atenta nos sites indicados. Bjs

    ResponderExcluir
  5. Tenho um filho de 10 anos que foi diagnosticado com transtorno opositivo desafiador estou sofrendo muito mas disposta a ajudar o meu filho... Fazemos terapia com psicologa e psiquiatra.... Se deus quiser tudo vai dar certo... Tenho muito medo de passar para outras tipos de transtorno de comportamento... Mas estou ajudando no que posso e a escola tbm esta nos ajudando...

    ResponderExcluir
  6. Olá, amei o assunto tratado.Lido com o problema de TDAH em casa desde que o meu filho tinha 6 anos, agora ele está com 10. A minha dificuldade maior é que as consultas são caríssimas, não contando a medicação que é todo mês. Quero solicitar a quem passa pelo mesmo problema, que me envie informações a onde posso encontrar o tratamento com custo menor em Salvador.Obrigada.

    ResponderExcluir
  7. tenho um filho de 14 anos com TDO trato com um otimo psiquiatra mas como mae nao nsei como lidar se alguem tiver uma sugestao eu aceito

    ResponderExcluir
  8. tenho um filho de 8 anos ,que foi diagnosticado com com transtorno opositivo,deficit de atenção,hiperatividade ,transtorno bipolar.aA impresão que dá é que vou ficar louca ,mas já o estou tratando com uma pisiquiatra e com medicamentos.mas tambem pedindo a Deus muota força e coragem,porque não é nada facil ver seu filho numa situação dessas,e alem de tudo ser discriminado pir issso.

    ResponderExcluir
  9. A todas as mães que estão passando por isso inclusive eu que faz 5 anos que luto com esse transtorno hoje meu filho tem 10 anos e diariamente peço a Deus que me de forças para continuar e não perder a esperança e digo a vocês mães que também que o AMOR em primeiro lugar é a arma mais forte contra essa doença horrível que ataca esses inocentes ,sim inocentes por mais que façam coisas horríveis que nos deixam muito tristes .Isso também é muito difícil para eles pois tem consciência mesmo que leve um tempo para isso e sofrem com isso chegando pensar em suicídio como no caso do meu filho para meu desespero total chegando as vezes pensar que falhei como mãe,mas não podemos desistir pois somos o porto seguro para nossos filhos .Que abençoe a todos vocês que passam por isso .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. q bom q posso dividir com pessoas q entendem,pois e mto dificil,traz problemas para dentro de casa,so quem passa é que sabe ,as vezes me pergunto como falhei como mae,nao soube educar meu filho.fui uma boa filha ,so deus na causa mesmo pra nos fortalecer .deus abençoes a todas as familias...

      Excluir
  10. Olá, gostamos muito por tu teres abordado esse tema em seu blog.
    Um transtorno ainda um tanto desconhecido, mas que como educadoras neste ano nos deparamos com um aluno com o transtorno.
    É tão dificil compreendermos até que ponto ele pode desafiar, ou melhor que podemos deixa-lo decidir.
    Aplicamos muitas atividades onde ele precisa seguir orientações:cores determinadas, procedimentos com passos que ele deve seguir.Quando isso acontece, ele fica irritado,fica muito tempo tentando convence-la de que é pra ser do jeito dele, estamos no caminho certo?Devemos fazer esse tipo de atividade para que ele siga as orientações?
    Por favor, nos ajude, ele também será nosso estudo de caso no artigo cientifico, de nossa pós-graduação.
    obrigada...Kelly e Michele

    ResponderExcluir
  11. Olá, apesar de educadora não gostaria de falar sem primeiro consultar uma psicóloga amiga minha.
    Farei isso na 6ª-feira e digo a opinião dela, ficará melhor assim.
    Abçs
    Maria Célia

    ResponderExcluir
  12. Obrigada Maria Célia, estaremos aguardando....abçs

    ResponderExcluir
  13. meu flho tem 13 anos e tem transtorno,desafia minhas ordens nao obedece ninguem.na escola ja sou socia de carteirinha,foge qdo eu dou um corretivo nele,nao respeita as pessoas nao cumpre ordens.é mto dificil so deus na causa,as vezes quem precisa de tratamento sou eu da vontade de desistir de tanto q sua cabeça fica cheia ,e pra piorar tem um pai que nem liga pra ele,somos separados, o transtorno dele se torna pior devido a isso,ja conversei com o pai pra dar atenção pra ele ,mas nada...ele vai pagar o preço ainda deus é justiça.é mto simples so da atenção carinho,amor, chamar pra sair com ele pra trocar umas ideias.ele quer q o pai o procure ,mas como disse só deus...na causa,desculpe gente so um desabafo ja que vcs sao maes que me entendem,outras pessoas não bjs a todos

    ResponderExcluir
  14. meu filho tem doze anos ... aos 4 anos foi convidado a se retirar de uma escolinha , ao 5 ele teve toc, aos 7 foi expulso da escola publica, coloquei em uma escola particular sem ter condicoes de pagar ,fez tratamento durante 4 anos e senti que só estava levando o meu dinheiro pois meu filho nao apresentada melhora nenhuma,vou convidado a se retirar de mais duas escolas, aos 10 anos me casei, constantemente tevo brigas com meu marido devido ao comportamento do meu filho, tentei suicidio com remedios meu filho chega a ser cruel nao liga para o meu sofrimento...nao tenho mais animo para nada,nem estima só peço a Deus que me leve logo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entendo teu sofrimento. Ja passei por esta fase. Hoje meu menino tem 15 anos e tem me dado alegrias. Segue medicado, frequenta a escola com algumas dificuldades para chama-lo pela manha, desafia algumas vezes mas não chega nem perto do que ja passei. Busco o socorro em Deus. Que Deus abençoe o teu lar.

      Excluir
  15. Ola pessoal,
    Bom estou tentando entender mais sobre o transtorno e adorei este conteudo. Vou divilgar no face.
    Tenho 3 garotos lindos, um deles sempre me exigiu mais atencao ate entao acha que ele so era um pouco mais ativo que os irmaos. Hoje ele esta com 6 anos e na primeira serie, foi quando alguns problemas comesarao a surgi. Quase todos os dia esta na secretaria, ja levou suspencao, e nada do que fazemos ou dizemos parece encomoda-lo . Gracas a Deus estou em um pais que coloca a crianca em primeiro lugar e fazem de tudo para entender o pq de tudo. Com toda essa preocupacao o meu filho comecou a fazer terapia na escola onde surgiu a suspeita de TDO . Na vwrdade eu estava esperando algum tipo de transtorno o que e muito dificil para aceitar.
    Resumindo, o mais dificil que seja para os pais e muito importante que corremos atras do melhor para nossos filhos. Se e de acompanhamento terapeuto, medicamento, ou simplesmente de rotina no dia dia nos como pais temos que ser os primeiros a ajudalos.

    ResponderExcluir
  16. Gente boa tarde!!
    A pouco soube quemeu filho de 10 noas tem o problema. Só que o desafio , a desobidiencia é somente emrelaçãoa mim (mãe), o pai mora longe, mantem conta to com o menino todo os dias mas não participa ativamtne da educação. A mim, desobedece, desafia et.Mas com tratetamento tem melhorado muito psiquiatra receitou risperidona melhorou 90%.
    Consultem POR FAVOR um psiquiatra - não deixem os pequenos sofrerem tanto...

    ResponderExcluir
  17. Olá meu filho tem essa maldita doença trastorno desafiador e de oposição sofro junto com ele não sei meis oque fazer cada dia que passa ele fica poir ele tem sete anos ate hoje não sabe se limpar quando faz suas necessidade não sabe comer sozinho tudo depende de mim já tem 9 meses que ele faz tratamento eu estou ficando louca a irmã dele tem cinco anos e sofre com ele bate nela judia maltrata ele fica batendo nele mesmo grita como se eu tivese espancando fala pra mim não enforca ele pra mim pegar faca pra ele fica só mentindo os vizinhos se encomodoa já falou ete em me denuciar por causa dele quem não conhece o poblema dele estou pedindo a deus pra mim dar uma direção obrigado meu nome e Glauciene

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Passo pelo mesmo problema. Meu filho tem 6 anos e qd contrariado começa o inferno. Quebra a casa....me bate...tem q ser contido fisicamente ate a exaustão. Ja pensei em me matar. Ele diz q me odeia...pede para a avó enfiar uma faca naa minhas costas...depois pede pra morrer e se bate....

      Excluir
    2. Passo pelo mesmo problema. Meu filho tem 6 anos e qd contrariado começa o inferno. Quebra a casa....me bate...tem q ser contido fisicamente ate a exaustão. Ja pensei em me matar. Ele diz q me odeia...pede para a avó enfiar uma faca naa minhas costas...depois pede pra morrer e se bate....

      Excluir
  18. Hj depois de alguns meses em tratamento psiquiátrico e há um ano e meio com terapia, posso dizer que meu filho apresenta uma melhora significativa e o que muito me ajuda é a consciência de fazer terapia também...não abro mão dessa terapia , pois pra cuidar do nosso amor precisamos antes de tudo nos amar... Confesso que está batalha é a árdua e benéfica. Procurem ajuda de profissionais e não sintam se culpadas pois este sentimento atrapalha muito o progresso de nossas almas ... Olho pra o meu filho com muito amor e não me impede de ser firme...tem hora que cansa, confesso..pois as exigências são grandes, mas eu penso e oro agradecendo à Deus por não desistir do meu amor.

    ResponderExcluir

Verbratec© Desktop.