sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Encontro nacional reúne vítimas da violência em Curitiba

Emily
Grupo propõe plebiscito para rever maioridade penal e limite de 30 anos de reclusão

Parentes e amigos de vítimas da violência urbana promovem neste domingo (11), em Curitiba, a 2ª edição do "EUVI" - Encontro Unificado das Vítimas da Impunidade.
Além de discutir ações antiviolência, o encontro nacional tem como objetivo divulgar um abaixo assinado que poderá se tornar uma ação popular a ser entregue pessoalmente ao Presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
A ação propõe a aprovação de um plebiscito para alterar o Estatuto da Criança e do Adolescente, determinando que um menor que pratique crime hediondo seja considerado emancipado, independentemente da idade. A intenção da medida é garantir que os acusados de crimes desta natureza sejam responsabilizados criminalmente.
Outra proposta é a revogação do artigo do Código Penal que limita em 30 anos o tempo máximo de reclusão no País.
Os grupos pretendem reunir 1,4 milhão de assinaturas, que devem estar anexadas do número do título de eleitor.
O evento é organizado por Wilson Caetano de Araújo, pai de Emily, 13 anos, morta por um garoto da mesma idade em maio de 2007, em São Vicente (SP), para roubar uma máquina fotográfica, e Elizabeth Metynoski, mãe de Giorgio Renan, menino de 10 anos morto por um adolescente de 14 em 2002, em Curitiba.
Segundo os organizadores, já confirmaram presença Carlos Santiago, do Grupo "Gabriela Sou da Paz" e pai de Gabriela Prado, que morreu aos 14 anos, em 2003, ao ser atingida por um tiro disparado por assaltantes em fuga dentro de uma estação de metrô no Rio de Janeiro, e Ari Friedenbach – pai da Liana Friedenbach, jovem de 16 anos, violentada e assassinada em 2003 junto com o namorado Felipe Silva Caffé, 19, em Embu-Guaçu (SP), por um grupo liderado por "Champinha", então com 16 anos.
Do Paraná, participam ainda Michael Genofre, pai de Rachel Genofre, a garota encontrada esquartejada dentro de uma mala na rodoferroviária de Curitiba no ano passado, e Gilmar e Cristiane Yared, pais do Gilmar Rafael Yared, um dos jovens mortos no acidente provocado pelo ex-deputado Fernando Ribas Carli Filho, em maio de 2009.
O evento está marcado para as 13h de domingo, no auditório do Colégio Estadual Júlia Wanderley (Av. Vicente Machado, 1643, Curitiba). Outras informações podem ser obtidas no endereço www.umapaixaopelavida.com.br, criado por Wilson Caetano de Araújo.


2 comentários:

  1. O BRASIL TEM 3 VEZES MAIS VIGILANTES PARTICULARES DO QUE PMS.
    CONSIDERANDO QUE , SÓ A TITULO DE EXEMPLO, O DEPUTADO DO CASTELO É DONO DE UMA EMPRESA DE VIGILANCIA , DÁ PRA IMAGINAR QUEM ESTA SE DANDO MAL E QUEM ESTA SE DANDO BEM NESSE "ESTÓRIA".

    ResponderExcluir
  2. Quanto ao projeto de alteração do ECA só deixo uma dica para a boa iniciativa, onde q emancipação destes jovens infratores só tem efeitos a esfera civil de panalizações, ou seja, não abrange meios de punição estatal pela via penal, que só são impostas aos efeitvamente maiores.

    ResponderExcluir

Verbratec© Desktop.