domingo, 4 de outubro de 2009

Mães do terceiro milênio têm um desafio


Rio - Mães do terceiro milênio têm um desafio: como lidar com o crescente e cada vez mais precoce interesse de seus filhos pela tecnologia? Hoje nossa colunista dá as dicas para uma convivência saudável.

PERGUNTA E RESPOSTA
Meu filho tem 8 anos e não pode ver um computador. Em casa, nós controlamos o acesso, mas temo estar agindo de forma extrema, ou com muito zelo, ou com liberdade exagerada. Como devo proceder? Maria Aparecida, por e-mail
Seu filho é muito novo, mas já gosta muito do computador. Isto é natural, pois ele pertence à geração dos Nativos Digitais — que integram o computador, suas redes sociais, jogos e tantos outros recursos à vida cotidiana. Sua preocupação sobre como agir com ele é legítima, e a orientação adequada é a de estabelecer horários de uso, ficando atenta sobre que tipos de sites seu filho conhece ou procura.
Há muitas crianças da idade de seu filho com problemas visuais e motores porque ficam mais tempo diante do computador do que brincando, correndo, jogando bola, lendo, ouvindo música, conversando com a família e amigos ou dançando. O importante é que experiências virtuais que as crianças têm com o computador não substituam outras reais e concretas, indispensáveis a seu desenvolvimento.
Todo cuidado é pouco também com o acesso a sites pornográficos ou de pedofilia. É preciso estar vigilante, conversando com interesse e compartilhando do uso do computador com seu filho, um Nativo Digital!

Regina de Assis, Mestra e Doutora em Educação e Consultora em Educação e Mídia



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Verbratec© Desktop.