sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Prevenção aos maus-tratos infantis deve ser prioridade


MONTEVIDÉU - A América Latina deve priorizar a execução de políticas públicas de prevenção aos maus-tratos contra crianças para ter uma resposta mais eficaz a esse problema, é o que opina María Soledad Larraín, especialista do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). Larraín, psicóloga chilena, fez o alerta hoje na capital uruguaia, Montevidéu, ao participar da jornada "Maus-tratos infantis: políticas de prevenção e atenção. Uma visão regional".
"Temos que fazer altos investimentos na prevenção, com políticas que devem ser mantidas com o tempo, sem alterações a cada governo", explicou a chilena ao jornal El País. A especialista ainda definiu maus-tratos infantis como "um abuso de poder que ocorre nas relações entre pais e filhos" e que podem "ser físicos ou psicológicos" e também "por omissão, quando não se dá à criança os cuidados necessários para o seu desenvolvimento".
No entanto, muitos pais assumem tais comportamentos com o objetivo de disciplinar a seus filhos, o que é reprovado por Larraín. No Uruguai, segundo citou a especialista, um estudo apontou que 82% dos pais reconheceram que, em algum momento, já praticaram atos de violência física ou psicológica em relação aos seus filhos. Já no Chile, uma pesquisa inversa, na qual as crianças foram entrevistadas, apontou que para 75% delas seus pais tinham comportamentos violentos. Por fim, Larraín ressaltou que o país que apresenta os índices mais elevados de violência contra menores é o Peru.

DCI

2 comentários:

  1. Uma história verídica, em detalhes e com provas, que ninguem faz nada por envolver corrupção da cúpula de proteção a crianças....

    Ja são 6 vitimas conhecidas por mim...

    http://painaodesistademim.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Oi Leandro, vamos entrar no seu blog.
    Obrigada pela informação e pela visita.
    Abçs
    Maria Célia e Carmen

    ResponderExcluir

Verbratec© Desktop.