segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Operação resgata adolescentes em situação de risco em Abaetetuba


A Polícia Civil divulgou nesta segunda-feira (5) os resultados da operação "Paz em Abaetetuba II", sob coordenação da Superintendência Regional do Baixo-Tocantins, realizada nos últimos dias. No total, a operação fiscalizou 16 estabelecimentos - 12 bares, duas casas de shows e duas casas de prostituição. Ao todo, 87 pessoas foram abordadas e revistadas em Abaetetuba. Oito adolescentes encontradas em situação de risco foram resgatadas pelo Conselho Tutelar de Abaetetuba e, posteriormente, entregues aos responsáveis. Seis motocicletas foram apreendidas e encaminhadas ao Departamento de Trânsito do Estado do Pará (Detran).
A ação policial teve por objetivo combater a prostituição e exploração sexual infantil, por meio da fiscalização de estabelecimentos noturnos, como bares e casas de show, para verificar a presença de crianças e adolescentes, a venda de bebidas alcoólicas a menores, regularização de estabelecimentos junto à Divisão de Polícia Administrativa (DPA), como também combater o crime de poluição sonora.
A operação teve início dia 25 de setembro, por volta de 23 horas, e contou com policiais civis, uma guarnição da Polícia Militar, equipe de peritos do Instituto Médico Legal (IML), equipes do Detran e do Departamento de Trânsito do Município de Altamira (Demutran), além de conselheiros tutelares de Abaetetuba. Os agentes deslocaram-se a locais pré-determinados durante o planejamento operacional. De início, a operação atingiu a orla de Abaetetuba, onde havia denúncias sobre a presença de adolescentes em situação de risco e exploração sexual.
Os agentes abordaram suspeitos com objetivo de encontrar armas e drogas no local. Bares que vendiam bebidas alcoólicas e que estavam com documentos em situação irregular foram fechados pela DPA. Uma adolescente que provavelmente estaria se prostituindo foi resgatada pelos membros do Conselho Tutelar. Na casa noturna, denominada "Tietê", famosa por realizar festas na cidade, os policiais encontraram vários adolescentes, tanto nas proximidades quanto no interior do local. Diante disso, o estabelecimento foi imediatamente fechado e o responsável, intimado a comparecer na sede da Polícia Civil para prestar esclarecimentos. Os adolescentes em situação de risco foram entregues aos responsáveis.
Juntamente com as equipes do Detran e Demutran, os policiais abordaram e revistaram carros e motos à procura de armas e entorpecentes. "Fiscalizamos também postos de gasolina, onde averiguamos denúncias de poluição sonora, consumo de drogas e venda de bebidas alcoólicas em lojas de conveniências fora do horário permitido por Lei", explica a delegada Andrezza Martins Franco, superintendente regional do Baixo-Tocantins.
Na avaliação da superintendente, a operação trouxe resultados positivos ao município, pois demonstrou à população local a preocupação dos órgãos de Segurança Pública com a prática de prostituição e exploração sexual infantil, poluição sonora, além da fiscalização de bares e casas de eventos, bem como a repressão a roubos registrados perto desses locais. As ações policiais de combate aos atos criminosas na região do Baixo-Tocantins continuam por determinação da Diretoria de Polícia do Interior (DPI).

Walrimar Santos - Polícia Civil



Agência Pará de Notícias

Um comentário:

  1. Oi Carmen,
    Tem mais selinhos pra vc lá no meu blog..rsrs

    Bjks querida...
    .::Clau::.

    ResponderExcluir

Verbratec© Desktop.