quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Crianças e adolescentes de abrigos terão a história registrada em software


A cidade de Guarulhos (Grande São Paulo) vai receber do Governo Federal um software de monitoramento de dados que armazena e compartilha informações sobre as crianças e adolescentes que moram nos abrigos municipais. O sistema piloto vai disponibilizar as informações em tempo real para a Secretaria de Assistência Social e Cidadania, a Vara da Infância e da Juventude, o Ministério Público e os Conselhos Tutelares. O objetivo do projeto é preservar a história e a memória familiar dos abrigados, registrando os tipos de atendimento recebidos, as doenças pré-existentes e os locais onde moraram. O sistema deve ser implantado até 2010.
O projeto garante mais agilidade nos processos de adoção e aumenta a interação entre os diversos setores que trabalham pelos direitos das crianças e dos adolescentes. O software foi desenvolvido pela Associação de Pesquisadores de Núcleos de Estudos e Pesquisas sobre a Criança e o Adolescente (Neca), com financiamento da Secretaria Especial dos Direitos Humanos, do Governo Federal. Outras oito cidades brasileiras também participarão da implantação do sistema.
Segundo informações do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), uma criança que está temporariamente privada do direito ao convívio familiar e comunitário passa em média oito anos em abrigos públicos. Durante essa permanência, os dados sobre a história de vida dessas crianças e adolescentes acabam perdidos em relatórios manuscritos.

Fonte: Rede Notícia
Foto: George - Olhares.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Verbratec© Desktop.