sábado, 10 de outubro de 2009

Câmeras que flagraram estupro em Botucatu já ajudaram a esclarecer morte



Taxistas que trabalham na praça afirmam que há pouco movimento no local.
Equipamento flagrou suspeitos de homicídio em boate em 2004.


As câmeras de segurança que ajudaram a polícia de Botucatu, no interior de São Paulo, a identificar e prender o homem suspeito de estuprar uma adolescente de 16 anos são as únicas armas contra o crime durante a madrugada na praça Comendador Emílio Peduti, de acordo com taxistas que trabalham no local.
Um deles contou que as mesmas câmeras já ajudaram a identificar os suspeitos pelo assassinato de uma pessoa em uma boate de Botucatu em 2004. O crime ocorreu na parte interna do prédio, mas os homens foram filmados ao pegar armas dentro de um carro estacionado na rua.
“É a câmera aqui e o papai do céu lá em cima. Essa é a nossa única proteção”, afirma o taxista Paulinho Bretanha, que costumava trabalhar durante toda a noite na praça, mas atualmente encerra o expediente por volta das 23h. “Eu já deixei de trabalhar até tarde por falta de segurança. Essa câmera já pegou muita coisa, desde assassinato até roubo de celulares”, diz.
Taxista na praça há 18 anos, Isaías Ferreira de Souza afirma que a vítima e o rapaz suspeito do crime não costumam frequentar a praça. De acordo com ele, a maioria dos estabelecimentos comerciais fica fechada depois das 22h. “O lugar não é perigoso, mas tem pouco movimento. Ela (a vítima) estava no lugar errado e encontrou um cara mais errado ainda”, afirma.
No caso do suspeito preso por estupro após ser flagrado pelas câmeras, as imagens gravadas mostram o momento em que a menina é abordada por um homem em uma praça quando voltava sozinha de uma festa. Ela tenta fugir, mas é agarrada por ele.
“Ele perguntou se eu sabia andar de moto. Dai eu fui meio que andando assim. Daí eu peguei o celular e deixei discado o 190. Eu ia tipo discar assim, chamar. Daí ele roubou o celular da minha mão. Daí ele me levou”, contou a jovem.
A adolescente chegou a acenar para um motorista, mas ninguém a socorreu. As imagens foram gravadas pela câmera de um banco, operada por um segurança. Segundo os funcionários da agência bancária, o segurança ligou para a polícia assim que percebeu a ação. Entretanto, durante os 25 minutos de gravação, nenhum carro da Polícia Militar foi visto.
“A viatura até compareceu nas imediações, mas não foi gravado. A policia se deparou com um individuo com as mesmas características, o levou para a delegacia, mas não era a pessoa que a PM estava procurando naquela ocasião”, contou o capitão da PM José Semensati.
De acordo com o boletim de ocorrência, apesar do abuso, não houve o ato sexual. “Atos libidinosos contra a vitima já configuram por si só a pratica do crime de estupro. E ainda com a qualificadora de a vítima ser menor de 18 anos”, explicou a delegada Simone Sampaio
O suspeito de 32 anos foi preso. Ele tem passagem por vários crimes, entre eles estupro. Por ter levado o celular da vítima, também vai responder por roubo. Se condenado, pode ficar preso por até 22 anos.



G1

3 comentários:

  1. Olha Zina o que me aconteceu hoje ,veja para que temos policiais eu
    filho viu um rapaz de moto que estava com uma camisa do
    ronaldo e ele perguntou se podia falar RONALDO BRILHA MUITO NO
    CORINTHIANS, brincadeira de criança,daí o sinal abriu e ele foi mais
    rápido.

    Depois havia uma viatura e ele falou mãe posso falar cade o chinelo
    bem na hora que ele falou para um casal que passava na rua a viatura
    passou,o policial até riu,mas depois derrepente acelerou e ligou
    giroflex parei ele veio e com a arma em punho mandou meu filho de 13
    anos descer com se fosse bandido.

    E meu filho ia descendo e eu disse não desce eu sou responsável por vc
    s e eu desço.

    Ao descer mesmo não sendo de costume mas para aliviar a situação de
    medo e constrangimento das crianças,eu disse a ele olha eu sopu irmã
    de fulano e se quiser pode olhar o carro e os documentos mas deixa as
    crianças,ele disse porque eu respondi o senhor da com a arma apontada
    e eles não são bandidos,sei que é obrigação deles indiferentemente de
    quem seja , mas poxa bastasse primeiro dar uma geral antes de sairem
    amedrontando todos os cidadãos como se fossem bandidos.

    E eles estavam armados e nos não,e quem deve não para,o pior meu
    marido trabalha com eles na mesma companhia.

    O pior vem agora quando reparei percebi o porque isso aconteceu,um dos
    policiais ao ver que era eu e que era amigo de um outro e ex parceiro
    ,e por eu ter denunciado ele por envolvimento em várias situações me
    parou de vingança.Pura covardia por que sabia que não iria me pegar na
    errada, mas para humilhar.

    Daí não me segurei,liguei para o cad e pedi para falar superior deles
    esse policial que atendeu não queria passar a ligação ficou batendo
    boca comigo,foi corporativistas mais uma vez.

    Me desligavam na cara até que dise que iria pessoalmente,na 4 vez me
    passaram para o tenete Ruiz que foi grosso eu disse a ele que eles não
    tinham que questionar se procedia ou não fazer a denuncia que os
    cidadãos tinham direito de registrar aquilo que lhes é pertinente,pois
    quem pagava seus sálarios eramos nóps.So que a sorte dels é que eles
    podiam maltratar porque usam do poder.Ele me respondeu eu tabém pagoo
    meus impostos é lei ,e que bom que a senhora paga meu salário então
    aproveita e vai lá fala para o governador que a senhora ta pagando
    mal.

    Eu disse a ele que eu não tinha obrigação de pedir aumento já que eu
    nem sou bem atendida,para finalizar ainda disse,o senjhor é
    responsável pelo bico do supermercado não é,isso é ilegal e meu pai
    dizia quem cometi um crime comete vários outros,ai para justificar
    disse e a senhora também que já foi até presa,bem um caso não
    justifica o outro e demais eu era a vitima e ele não é juiz do outro
    caso meu e não tem o direito de justificar a falta de ética e respeito
    de seus subordinados avaliando a conduta e antecedente dos outros.

    Primeiro que ele nem sabe no que e como se deu minha condução
    arbitrária tanto quanto essa abordagem ridícula.

    BEM ME DESCULPEM MAS É APENAS PARA MOSTRAR O TIPO DE POLICIA QUE
    TEREMOS DEPOIS QUE OS DE FORA FOREM EMBORA.
    Responder

    ResponderExcluir
  2. Desde 2003 qndo meu filho foi constrangido na escola municipal de
    itupeva, tentei solucionar o problema mas devido a envolvimentos
    politicos sofri varias perseguiçoes. Fui obrigada a fazer gravações
    tatno da aula do meu filho quanto das conversas junto aos conselheiros
    tutelares. Mudei de cidade para tentar sanar o problema mas de nada
    adiantou. Acabei recorrendo a corregedoria do forum central de sao
    paulo denunciando a prevaricaçao dos orgaos competenmtes direcionados
    a infancia e juventude e ontem, recebi uma intimaçao para comparecer
    ao forum no dia 13/10/2008 para tentar solucionar o meu problema, pois
    vou apenas citar um paragrafo do processo arquivado onde a psicologa
    do forum diz o seguinte a respeito do meu filho quando tinha apenas 6
    anos de idade: "o menor leonardo sofre de um processo de simbiose com
    a genitora, isso poderá ocasionar um disturbio homossexual no mesmo"
    Ora, como uma psicologa em uma conversa de no maximo 15 minutos pode
    avaliar q uma criança poderá vir a se tornar homossexual? E q o fosse,
    seria uma opção de vida dele. Esse é apenas um dos absurdos que ouvi
    durantes os anos q passaram. Tenho provas documentadas e gravadas.

    Quanto a gravação, mostra que o poder público se exime em atender
    apenas pessoas que lhe convem. Assumo q fiz gravaçoes sem autorizaçao
    judicial, pois não tenho medo uma vez que acho um absurdo ser ilegal
    uma vez quer é o unico meio de um cidadao de bem sem poder aquisitivo
    ou autoridade, para provar q é vitima e não réu, já que temos a tao
    famosa lei de desacato a autoridade.

    Por favor, gostaria de tornar publico meu problema, visto q nesses
    ultimos dias tem se passado varias irregularidade dentro dos conselhos
    tutelares do estado.

    Complementando, após minha denúncia junto ao fórum central, marcaram
    uma audiência de verificação do menor. O Juíz responsável pelo caso
    tirou férias. Nem eu nem minha advogada tivemos acesso ao processo. Na
    audiência, ao invés do excelentíssimo se direcionar ao problema do
    menor, ele entrou indagando se eu estava descontente com a justiça de
    Jundiaí. Tentou provocar minha ira para forjar um desacato, mas mesmo
    assim, deu voz de prisão a meu pedido, uma vez que questionou que era
    crime meu filho estar fora da escola.

    Tenho todas as gravações, pois é muito complicado contar aqui. Fui
    presa na frente de meu filho, o qual ficou chorando. O Juíz disse que
    daria a guarda para o pai que disse que não queria. Saí da audiência
    presa e o caso do meu filho mais uma vez não foi resolvido por
    incapacidade da justiça da comarca de Jundiaí.

    Tenho protocolado uma denuncia feita a corregedoria geral da justiça
    na data de 16/10 de 2008, GAB 3-APOIO 2008/00096750 Excelentíssimo Rui
    Camilo

    Pelo amor de Deus, vejo o senhor em todas as reportagens que envolvem
    direitos humanos e de menores. Me ajude.

    Priscila Ap Carneiro

    ResponderExcluir
  3. Existem outros órgãos fora do seu Estado, a gravação feita por vc, e se era vc a pessoa ofendida, poderá ser usada como prova e nao constitui crime. Existem CPI's e para resolver este caso específico seu. Inclusive denúncia no CNJ sobre o fato do Juiz. Posso entrar em contato contigo?

    ResponderExcluir

Verbratec© Desktop.