domingo, 4 de outubro de 2009

Homem aliciava dois sobrinhos como olheiros para o tráfico


Crianças de quatro e cinco anos avisavam a presença da polícia

O tio de dois meninos, de quatro e cinco anos, os escalou para prestarem serviços ao tráfico de drogas no Bairro São Paulo, em Navegantes, às margens da BR-470. Sempre que a polícia se aproximasse, os meninos deveriam avisar o tio, que ficava em um barraco vendendo drogas para usuários da região.
Após semanas de investigação, a Polícia Militar identificou o traficante e as crianças. Na quinta-feira, assim que viram os carros com os policiais, elas correram para avisar o tio, mas foram apreendidas e o homem preso.
– Começaram a gritar, mas nós sabíamos que eram eles. Depois, com a ajuda do Conselho Tutelar, cuidamos dos menores – afirmou o comandante da PM de Navegantes, major Edinaldo Santos Costa.
Antes que a polícia chegasse ao barraco, o traficante queimou a droga para evitar o flagrante. Ele e um usuário de crack foram presos e encaminhados à Delegacia de Polícia de Navegantes.
Os dois meninos são irmãos e são cuidados pela avó. A mãe é viciada em crack, o pai abandonou a família e agora o Ministério Público decidirá o futuro das crianças.
O major Edinaldo explicou que o tráfico e o aliciamento de menores para práticas criminosas são comuns no Bairro São Paulo.
– Estamos tirando armas e drogas de circulação. Além disso, prendemos muitos bandidos e os que sobraram estão recrutando os menores. Como a nossa legislação é branda, fica fácil colocar crianças a serviço do tráfico – disse o major.

Conselheira tutelar participou da ação
A conselheira tutelar Taiz Wachburger participou da ação da Polícia Militar e conta que as ocorrências envolvendo menores de idade não são mais novidade em Navegantes. O tráfico é intenso na região.
– Principalmente no Bairro São Paulo. Lá, temos casas de famílias inteiras que são usuárias de crack e envolvem as crianças no comércio. É uma triste realidade – disse Taiz.



Diário Catarinense

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Verbratec© Desktop.