sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Mundo tem 1,5 bilhão de muçulmanos, indica pesquisa


WASHINGTON - A população mundial de muçulmanos é de 1,57 bilhão de pessoas. Isso significa que 1 em cada 4 pessoas pratica a religião, segundo um relatório publicado ontem e considerado o mais abrangente sobre o assunto. O documento do Pew Forum on Religion and Public Life fornece um número preciso sobre uma população cujo tamanho tem sido alvo de suposição.
Embora o coração do Islã seja o Oriente Médio, os maiores números da religião estão na Ásia: mais de 60% dos muçulmanos vivem no continente. Cerca de 20% vivem no Oriente Médio e no norte da África; 15% estão na África subsaariana; 2,4% na Europa e 0,3% nas Américas.
O projeto, que está no terceiro ano, também apresente curiosidades, como: a Alemanha tem mais muçulmanos que o Líbano; a China abriga mais muçulmanos do que a Síria. "A ideia de que muçulmanos são árabes e árabes são muçulmanos é destruída por este relatório", disse Amaney Jamal, professor-assistente de política da Universidade de Princeton.
A tarefa de determinar a população muçulmana em 232 países e territórios envolveu a análise de relatórios de censo, estudos demográficos e pesquisas populacionais. Nos casos nos quais os dados eram de alguns anos atrás, os pesquisadores projetaram números para 2009.


Estadão

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Verbratec© Desktop.