segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Oficinas no Acre valorizam a cultura africana


Instrumentos de capoeira foram apresentados durante a oficina (Foto: Assessoria SEE)

Objetivo de representantes de ONG's e do Governo do Estado é incentivar a disseminação desses conhecimentos pelos estudantes

O Fórum Étnico Racial em parceria com a Secretaria de Estado de Educação realizou nos dias 01 e 02 de outubro, oficinas de valorização da cultura africana, ensinando à comunidade escolar as técnicas de trançado no cabelo, e demonstrando como utilizar a capoeira e a música em sala de aula. A atividade envolveu o corpo administrativo e professores das escolas que poderão agora ser multiplicadores desse conhecimento.
Esta ação faz parte do Projeto 20 de Novembro, no qual se comemora o dia Nacional da Consciência Negra, que tem como objetivo estimular as escolas a desenvolverem projetos dentro da temática. "Estas oficinas são produzidas para contribuir com o ensino da cultura africana, como forma de incentivar os educadores a trabalharem vários aspectos e símbolos destes povos", explica Izís Melo, técnica da SEE.
O curso de capoeira foi ministrado pelo mestre Xandão do grupo Cordão de Ouro, que ensinou como utilizar os jogos esportivos de origem africana, enfatizando a importância histórica deste esporte para os afro-descendentes.
No Acre, a organização não-governamental Cernegro realiza atividades educativas e culturais em comemoração à Semana da Consciência Negra, que este ano prestigia a 4ª edição, discutindo aspectos relacionados a políticas públicas que buscam reparar danos de séculos de escravidão destes povos no Brasil.
A oficina faz parte do projeto de inserção do ensino sobre a História e Cultura Afro-Brasileira que está previsto na Lei Nº 10.639, onde torna obrigatório estes conteúdos nos estabelecimentos de ensino fundamental e médio, oficiais e particulares. O assunto é abordado preferencialmente nas áreas de Educação Artística, Literatura e História Brasileira e inclui diversos aspectos da história e da cultura que caracterizam a formação da população brasileira.

Ernani Baracho, Assessoria SEE


Agência de Notícias do Acre

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Verbratec© Desktop.