segunda-feira, 3 de agosto de 2009

SP - Semana Mundial de Aleitamento Materno é comemorada com atividades nas cidades da região


Casa da Criança de Taubaté e Hospital Antoninho da Rocha Marmo em São José fazem campanhas de conscientização

A Semana Mundial de Aleitamento Materno é realizada este ano entre 3 e 7 de agosto como forma de reforçar a importância desse gesto solidário que garante a saúde das criança. Em Taubaté, o Banco de Leite é mantido pela ONG Casa da Criança, que realiza hoje uma Blitz do Aleitamento Materno pelas maternidades da cidade.
A blitz não será nenhuma ação de fiscalização, mas uma ação de conscientização de mulheres grávidas e mães recentes sobre a importância do leite materno para a saúde do bebê. A diretoria da instituição e a equipe técnica do Banco de Leite visitam as maternidades, consultórios dos médicos ginecologistas e obstetras, além de instituições voltadas para saúde da mulher para conversar sobre a importância da amamentação para a saúde da criança e da mãe.
Durante a blitz será distribuída a publicação "Barriga, Bebê e Cia" com respostas para as principais dúvidas das mulheres e informações desde a concepção até os cuidados com bebê após o parto. A blitz está programada para as Maternidades do Hospital Universitário, da Policlin e do Hospital São Lucas, com distribuição da cartilha de orientações às mães.

Por que amamentar?
Até pouco tempo atrás, muitas mães evitavam amamentar seus filhos por questões estéticas ou porque trabalhavam fora. Hoje, preocupadas com a saúde do filho e reconhecendo a importância do leite materno, muitas amamentam seus filhos pensando nos benefícios:
- é rico em nutrientes e anticorpos passados de mãe para filho e que protegem o bebê contra as doenças;
- diminui a incidência de diarréia nos primeiros meses de vida e previne contra doenças respiratórias, hipertensão e diabetes no bebê;
- a sucção do peito trabalha a articulação e contribui para a correta dentição da criança;
- estimula o contato físico e afetivo entre mãe e bebê, contribuindo para o equilíbrio emocional da mulher, além de prevenir contra o câncer de mama e contribuir para perda de calorias e retorno ao peso normal após a gravidez.

Orientação
Mães e mulheres interessadas em obter informações sobre gestação e aleitamento materno poderão procurar a equipe técnica do Banco de Leite Humano, na Casa da Criança, localizada à Praça Cel. Vitoriano, 99, Taubaté.

Doação de leite humano
A solidariedade brasileira fez com que o país se tornasse líder mundial em doação de leite. Pioneiro no Vale do Paraíba, o Banco de Leite Humano de Taubaté, desde 2000, coleta a doação do leite materno, pasteuriza e distribui esse alimento para cerca de 600 bebês internados em UTI Neonatal ou que tenham restrições a outras formas de leite. Para coletar 1.805 litros de leite em 2008, o Banco de Leite contou com a solidariedade de 1.401 mães que amamentam seus filhos e doam o excesso para a instituição, que processa e distribui gratuitamente o nutriente para hospitais e crianças da região. As mães também podem buscar orientação para a amamentação adequada da criança, o que contribui para a redução da mortalidade infantil e para uma nutrição adequada do bebê./ Em 2008 foram orientadas 2.267 mulheres.

São José dos Campos
Em São José dos Campos, o Hospital Antoninho da Rocha Marmo, também vai comemorar a Semana Mundial de Aleitamento Materno, dando orientações e esclarecendo dúvidas de mães sobre o assunto. Para isso montou uma verdadeira "força-tarefa", composta por profissionais do Hospital, especializados no assunto, que estarão à disposição de mulheres grávidas ou prestes a dar à luz e que desejam amamentar seus bebês.
A "força-tarefa" será formada por enfermeiras, fonoaudiólogas, psicólogas e assistentes sociais que darão atendimento gratuito e individualizado às mulheres que comparecerem ao Hospital. "Nosso objetivo é incentivar a amamentação. Sabemos que uma boa orientação é fundamental para que a mulher enfrente as dificuldades iniciais e consiga atingir seu objetivo", diz a Irmã Denise Alves de Freitas.

Hospital Amigo
O Hospital Antoninho da Rocha Marmo recebeu em 2007 o título de "Hospital Amigo da Criança", concedido pelo Ministério da Saúde e pelo Unicef, por incentivar o aleitamento materno e dar atenção humanizada aos recém-nascidos. A instituição já passou por auditoria do Ministério da Saúde e terá seu título renovado em breve. No Antoninho nascem, em média, 200 bebês por mês.
A Maternidade do Hospital Antoninho da Rocha Marmo adota práticas de atendimento humanizadas para incentivar a amamentação que, consequentemente, ajudam a reduzir os índices de mortalidade infantil. O bebê mama na primeira meia hora após o parto, ainda no Centro Obstétrico, e permanece no quarto com a mãe em alojamento conjunto. Durante a internação, a equipe de enfermagem ensina a mãe a amamentar e dá orientações para ela contornar as dificuldades do aleitamento.
A instituição mantém ainda uma sala de aula onde as mães recebem orientações sobre aleitamento.

Serviço
Orientações sobre amamentação Data: de 3 a 7 de agosto Horário do atendimento: das 9h00 às 11h00 e das 14h00 às 16h00 Local: Salão de eventos do Hospital Antoninho da Rocha Marmo (Av. Heitor Villa Lobos, 1961 - Jardim São Dimas)

Conheça as vantagens da amamentação
O leite materno é o mais completo alimento para o bebê até o 6º mês de vida. Além de alimentar e de proteger a criança contra doenças, a amamentação contribui para o seu desenvolvimento psicomotor e emocional.

Para o bebê:
- O leite materno é de fácil digestão.
- O leite materno imuniza o bebê contra doenças como diarréia, resfriados, infecções urinárias e respiratórias, alergias e problemas na arcada dentária.
- O ato de mamar auxilia o movimento dos músculos e ossos da face, promovendo melhor flexibilidade na articulação das estruturas que participam da fala.
- O ato de mamar estimula o padrão respiratório nasal no bebê, facilitando a oxigenação de suas estruturas faciais.
- A amamentação é uma forma muito especial e fortalecedora do relacionamento entre mãe e filho, que transmite segurança, carinho e amor ao bebê.

Para a mãe:
- Em geral, quando a mulher amamenta, seu corpo retorna ao normal mais rapidamente.
- A amamentação ajuda a reduzir o sangramento após o parto, diminuindo o tempo que o útero e o os seios costumam levar para voltar ao tamanho normal.
- O ato de dar de mamar aumenta o vínculo afetivo entre a mãe e o bebê. - O leite materno não custa nada, é de fácil aquisição, está na temperatura ideal e livre de contaminações externas.

Para a família:
- A amamentação é mais econômica para a família. No Brasil, um bebê pode custar metade de um salário mínimo por mês (incluindo mamadeiras, bicos, leites infantis, complemento, gás, remédios etc.).
- Como os bebês amamentados adoecem menos, os pais desses bebês têm menos problemas cuidando de crianças doentes, isso significa mais tempo para toda a família.
- Melhora a qualidade de vida das crianças e de toda a família. O aleitamento materno é a fonte mais eficaz de proteção para os bebês O bebê que mama no peito não precisa de nenhum outro alimento, líquido ou complemento, pois o leite materno oferece tudo que o bebê precisa, mata a sede, a fome e possui todos os nutrientes que o bebê necessita para crescer e se desenvolver forte e saudável. É o único alimento capaz de oferecer tudo que o bebê necessita nos primeiros seis meses de vida. O leite materno continua sendo um alimento seguro e excelente até os dois anos ou mais.
Não existe nenhum outro leite capaz de substituir adequadamente o leite materno. Se o bebê tomar outros leites preparados em situações precárias poderá ter diarreia.
A amamentação é um excelente exercício para o desenvolvimento da face da criança, importante para que ela tenha dentes fortes e bonitos, desenvolva a fala e tenha uma boa respiração
Na amamentação, o bebê recebe os anticorpos da mãe para proteção contra diarreia, infecções respiratórias e outras infecções.
Amamentar é bom não só para a saúde do bebê, mas também para a saúde da mãe. O sangramento pós-parto diminui, assim como as chances de desenvolver anemia, câncer de mama, de ovário e diabetes. A mulher que amamenta perde mais rápido o peso que ganhou durante a gravidez. A amamentação favorece a relação afetiva entre mãe e bebê, e também ajuda o bebê a defender-se de infecções e desenvolver-se bem, tanto física quanto emocionalmente.



VNEWS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Verbratec© Desktop.