segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Brasileira de 15 anos morre em voo entre Miami e SP


SÃO PAULO - Uma adolescente de 15 anos morreu em um voo entre Miami e São Paulo. Jacqueline Ruas voltava de uma excursão à Disney, nos Estados Unidos. A jovem morreu uma hora e meia antes de o avião pousar no Aeroporto Internacional de São Paulo, em Cumbica, Guarulhos, às 5h44m. De acordo com informações preliminares divulgadas pelo Instituto Médico-Legal de Guarulhos, Jacqueline teve insuficiência respiratória, broncopneumonia e derrame pleural.
Jacqueline estava com um grupo de 30 pessoas, a maior parte adolescente. O grupo embarcou para Orlando no dia 19. Filipe Fortunato, diretor da Tia Augusta Turismo, responsável pela excursão, disse que a adolescente apresentou sintomas de gripe suína, foi internada no hospital Celebration e fez um exame laboratorial, que descartou a doença .
- O exame laboratorial deu negativo e ela foi liberada do hospital. Aparentemente, ela não tinha nada grave e embarcou normalmente na noite de sábado de volta ao Brasil - disse Fortunato.
De acordo uma tia da menina, Magda da Paz Santos, a garota foi medicada nos Estados Unidos com Tamiflu, indicado para pacientes infectados com o vírus Influenza A (H1N1).
- O que sabemos é que ela tomou o Tamiflu preventivamente - afirmou.
Ainda segundo a tia, Jacqueline saiu do Brasil há duas semanas em perfeitas condições de saúde, mas na quarta-feira parecia muito assustada. Ela foi atendida no hospital em Orlando, onde os médicos diagnosticaram uma virose. Magda também contou que o médico que examinou o corpo da sobrinha no IML de Guarulhos informou que ela foi vítima de choque séptico.
Jacqueline falou com a família pela última vez no sábado.
- Ela estava com a voz normal. Mas antes estava abalada porque tinha vomitado. Pensamos até que fosse "manha" de menina de 15 anos - acrescentou a tia, que lembrou ainda que viajar para a Disney era um sonho de menina de Jacqueline.
O voo 759, da Copa Airlines, saiu de Miami, e fez escala no Panamá. Fortunato contou que dois médicos que estavam a bordo como passageiros ainda tentaram reanimá-la, mas não tiveram sucesso. Ela morava em São Caetano do Sul, no ABC paulista.
- Vamos esperar o laudo e ver o que realmente aconteceu. Agora, nossos esforços se concentram em ajudar a família - disse Fortunato.
A Polícia Civil informou que o laudo toxicológico sobre a causa da morte de Jacqueline deve sair em 30 dias . De acordo com boletim de ocorrência, foram encontradas na mala da garota caixas de analgésicos, antibióticos e uma caixa do medicamento Tamiflu.
Segundo o delegado da Polícia Civil no aeroporto de Cumbica, Cristian Lanfred, a empresa responsável pela excursão confirmou que a jovem foi levada para o hospital nos Estados Unidos, mas não apresentou nenhuma guia médica e exame que comprovasse que ela não estivesse com gripe suína.
O cirurgião Ireneu Razera Júnior, que prestou socorro a adolescente, contou que ela apresentava um quadro de parada cardiorrespiratória quando foi atendida.
- Foi tudo muito rápido. Ela não passou mal durante todo o voo. Assim que eu cheguei, percebi que ela estava sem pulso e em parada cardiorrespiratória. Aí, junto com outro colega, iniciamos as manobras de reanimação - disse o médico.
O enterro de Jacqueline deverá ser realizado na segunda-feira, no Cemitério das Lágrimas, em São Caetano.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) informou que apenas orientou os passageiros a procurem as autoridades de saúde caso alguém apresente os sintomas da gripe.
Em Campinas, a 94 quilômetros de São Paulo, uma mulher de 30 anos morreu de gripe suína na madrugada deste domingo. Ela estava internada desde o dia 23 em um hospital conveniado do Sistema Único de Saúde (SUS). De acordo com a Vigilância Epidemiológica, a vítima morava em um outro estado, mas estava hospedada na casa de familiares em Campinas quando apresentou os primeiros sintomas.



O Globo

2 comentários:

  1. Acho que essa morte tá muito mal explicada, ainda vão surgir fatos novos. Vamos aguardar.
    boa semana!

    ResponderExcluir
  2. Pois é Victor, como você disse fatos estão surgindo muito tristes.
    Uma morte que poderia ter sido evitada.
    Boa semana pra você também.
    Abraços
    Maria Célia e Carmen

    ResponderExcluir

Verbratec© Desktop.