sábado, 17 de outubro de 2009

89% dos que fazem xixi na cama foram agredidos


Por: Fabiana Cimieri

Estudo da Universidade Estadual do Rio de Janeiro sobre violência doméstica contra crianças e adolescentes que fazem xixi na cama mostrou que 89% dos 149 entrevistados sofreram algum tipo de agressão. Eles são pacientes, com idade entre 6 e 18 anos, do ambulatório de pediatria ou do Núcleo de Estudo da Saúde do Adolescente do Hospital Universitário Pedro Ernesto. Todos haviam sido diagnosticados com enurese noturna (incontinência urinária durante o sono, pelo menos duas vezes por semana, por três meses consecutivos).
Em todos os 132 casos nos quais foi relatada agressão, houve ofensa verbal, com brigas, gritos ou xingamentos contra a criança ou o adolescente. Em mais da metade (50,8%) houve punição física sem contato, ou seja, o menor sofreu algum castigo como ser obrigado a tomar banho frio, lavar o próprio lençol molhado ou ser obrigado a ficar de pé o resto da noite. Em 48%, os entrevistados disseram que eram surrados.
O mais preocupante é que essas agressões são recorrentes, acontecendo quase que diariamente, em 88,4% dos casos. A mãe é a principal agressora (87,9%). Em um caso, houve lesão genital grave que necessitou de cirurgia reconstrutora.
Para os pesquisadores, a alta taxa de agressão sugere que as famílias não reconhecem a enurese noturna como uma doença e que a violência é culturalmente aceita como forma de educação. Eles também observaram que quanto mais alto o nível de escolaridade, maior a compreensão da família.

COMO AJUDAR

  • Leve seu filho ao banheiro antes de ele dormir e na madrugada
  • Não dê líquidos até duas horas antes de ele se deitar
  • Elogie, porém sem estardalhaço, quando ele acordar seco
  • Quando o xixi escapar, diga que ele vai aprender a segurá-lo
  • Não grite, não xingue, não bata


Fonte: Estadão.com.br

3 comentários:

  1. Passei por isso e não quero que meu filho passe pelo mesmo.
    Tive o rosto esfregado no colchão molhado.

    ResponderExcluir
  2. Atitudes assim a criança levará para a vida toda.
    Temos que pedir a Deus que proteja nossas crianças.

    ResponderExcluir
  3. E pedir também que essas mães recebam mais informações de como ajudar a criança.
    Muito triste o que aconteceu com você.
    Esperamos que tenha superado.
    abçs
    Maria Célia e Carmen

    ResponderExcluir

Verbratec© Desktop.