sexta-feira, 16 de outubro de 2009

A boneca de Michelle e o racismo dos negros


Muito bonitinha a tal da boneca que a Jailbreak Toys (a mesma que faz os Obaminhas que eu mostrei no post de DC no outono) está lançando em homenagem à primeira-dama Michelle Obama. Vem com três modelitos diferentes (o da foto é o vestido púrpura que ela vestiu quando Obama foi confirmado como candidato democrata). A idéia é bacana para aumentar a auto-estima de uma população negra americana que, apesar dos avanços, continua na base da pirâmide social e enchendo os presídios do país. Especialmente as mulheres negras, frequentemente vítimas de violência doméstica e tal. Para as meninas negras, é um referencial e tanto.
Mas racismo, nos EUA, é uma doença bem mais infecciosa do que imaginam os bem intencionados e os estrangeiros de um modo geral se você não mora aqui. E é visível não apenas nos discursos rotos de palhaços reacionários como Rush Limbaugh (o Post de hoje traz uma excelente reportagem dizendo que os jogadores negros do St Louis Rams recusaram a participação de Limbaugh num grupo que pretendia comprar o time).
Veja-se o caso recente (também na primeira página do Post) da eleição de Nikole Churchill como Rainha da Universidade Hampton, em Virgínia (ai, Virgínia...) na semana passada. Hampton é uma histórica universidade para negros que, com o tempo, acabou recebendo brancos que não tinham condições de pagar por universidades de primeira linha (dominada por brancos, lcaro). A primeira tarefa de Nikole: levar sua claque para dar uma força no jogo de futebol entre o time da Hampton e de outra universidade tradicionalmente negra nos EUA, a Howard.
Nada disso seria problema não fosse Nikole....branca! Um imenso grupo de alunos negros da Hampton acha o fim a universidade, tradicionalmente negra, eleger uma branca como sua miss universitária se ela não é negra, ainda que a eleição de Obama, ao menos em tese, tenha servido de exemplo de tolerância e aceitação numa América polarizada. Os sites trataram de detonar Nikole que, por sua vez, enviou uma carta ao presidente Obama (já popular na internet) pedindo que visite o campus da Hampton para tentar acalmar os ânimos e convencer os americanos que racismo é ruim vindo de qualquer raça.
Obama não respondeu, mas o episódio dá bem o tom da calmaria de superfície que existe neste país em qualquer tipo de assunto. E a intolerância (disfarçada ou escancarada) que ainda reina nas profundezas. Acima, Nikole e as outras candidatas derrotadas no concurso da Hampton.


Gilberto Scofield


NO IMPÉRIO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Verbratec© Desktop.