quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Índios Bororos comemoram Dia das Crianças no Sul de MT


Índios Bororos comemoram Dia das Crianças no Sul de MT

A comunidade indígena da Aldeia Tadarimana comemorou, pela primeira vez, o Dia das Crianças. A festa organizada pelas secretarias de Saúde, Promoção e Assistência Social e Educação, promoveu o intercâmbio entre a população infantil da cidade e do Povo Bororo. As crianças da localidade fizeram apresentação de dança indígena para recepcionar os visitantes.
Alunos do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) dos pólos São Francisco, Mamed e Domingos Sávio, fizeram apresentações de dança e capoeira. Os adolescentes do ProJovem interagiram com as brincadeiras, jogos e participaram de um passeio proporcionado por guias da comunidade.
Para o Cacique Cícero Kudoropa a festa garantiu para a comunidade Bororo o prazer de brincar com cama elástica e piscina de bolinha. “Essa integração entre a cultura branca e indígena é muito importante, pois proporciona uma troca de valores e conceitos. Hoje as crianças puderam participar de brincadeiras diferenciadas, além de fazer novas amizades”, afirma.
A Gerente do Programa de Saúde do Índio, Elvira Sampaio Oliveira, explica que além das brincadeiras, a data vai garantir aos 371 moradores da aldeia a oportunidade de adquirir o registro de nascimento. “Esta é a primeira vez que realizamos uma atividade integrada às outras secretarias. O evento conta com brincadeiras, gincanas, lanche, além de serviços de utilidade pública”, conclui.
Para Jorismar Ika, de 12 anos, o evento oferece a possibilidade de se fazer amizades, além do conhecimento de outras culturas. “Esta interação é muito importante. Conhecemos um pouco deles e apresentamos nosso dia-a-dia”, disse.
A festa aconteceu no período das 8 às 17 horas, na Aldeia Tadarimana e contou, além das brincadeiras e lanches, com bolo comemorativo.

Fonte: 24 horas News

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Verbratec© Desktop.