sexta-feira, 16 de outubro de 2009

DF tem o maior número de crianças desaparecidas do país


De acordo com as estatísticas, 209 casos foram registrados.
Rio de Janeiro ocupa segundo lugar, com 144 ocorrências.

O Distrito Federal lidera as estatísticas sobre desaparecimento de crianças, de acordo com a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República.
De acordo com o ranking, o estado do Rio de Janeiro está em segundo lugar, com 144 casos registrados, seguido por São Paulo e Sergipe (126), Goiás (94) e Rio Grande do Sul (81). A última posição é ocupada por Roraima, com uma ocorrência.
De acordo com informações da Secretaria de Desenvolvimento Social do Distrito Federal (Sedest), crianças que fogem de casa acabam passando pela Rodoviária do Plano Piloto. Ficam perambulando pela área, circulando de ônibus em ônibus sem rumo. Foi assim que aconteceu com o filho de Valéria Moreira. O adolescente, de 14 anos, brigou na escola e, com medo da bronca do pai, saiu de casa. Foram duas noites em claro.
“Ele foi tomar água no Terminal Rodoviário do Cruzeiro (cidade próxima a Brasília), viu um cartaz e pensou que fosse o Adriano, jogador de futebol. Quando chegou perto, viu que era ele. Foi aí que a ficha caiu e ele pensou: ‘minha mãe está me procurando’”, conta a servidora pública.
Na maioria dos casos a criança desaparece por causa de um problema com a família. Por isso, quando ela é encontrada, a secretaria dá apoio psicológico aos pais, tendo como principal objetivo evitar novas fugas.
“A fuga do lar é motivada por violência doméstica, por rebeldia adolescente. Se houver uma resistência da criança ou do adolescente em ser reintegrado à família, é feito todo um processo psicológico pra que a gente consiga essa aproximação familiar”, explica Bruno Medeiros, da Sedest.
A secretaria divulga o rosto de pessoas desaparecidas em contas de água e luz e o retorno é grande. Desde que o programa de crianças desaparecidas entrou em operação, há 41 anos, foram 1.040 registros. Ceilândia, cidade satélite do DF, concentra o maior número de casos. Seguida de Brasília, Samambaia, Taguatinga e Planaltina.


G1

Um comentário:

  1. Olá meu nome é Fernanda e sou estudante de jornalismo. Estou fazendo uma matéria sobre crianças desaparecidas em Brasilia, e gostaria de saber se você pode me ajudar com alguma indicação de ONGs que ajudam na procura dessas crianças.
    Meu e-mail é: fernandafpf@gmail.com
    Aguardo ansiosa respostas!!

    Fernanda de Paula

    ResponderExcluir

Verbratec© Desktop.