terça-feira, 13 de outubro de 2009

Saiba como doar recursos do imposto de renda para Fundo da Infância


Poucas pessoas sabem, mas o Imposto de Renda é a principal fonte de captação de recursos para o Fundo da Infância e Adolescência (FIA). O dinheiro doado por empresas e pessoas físicas pode ser abatido do imposto. Esse recurso é fundamental para projetos sociais que conseguem livrar jovens da violência e dar assistência à saúde e oferecer formação profissional. E quem faz a doação pode escolher que entidade vai receber a verba.
O FIA foi criado para captar recursos destinados ao atendimento de políticas, programas e ações voltadas para a proteção de crianças e adolescentes. Os recursos destinados ao Fundo só podem ser aplicados em projetos de proteção e defesa dos direitos de crianças e adolescentes em situação de risco ou vulnerabilidade, na proteção contra violência (maus-tratos, abuso, exploração sexual e/ou moral), em projetos de combate ao trabalho infantil, à profissionalização de adolescentes, além de orientação, apoio sociofamiliar e medidas socioeducativas.

Doação
O Fundo da Infância e Adolescência foi criado por uma lei federal em 1991 e a gerência dos recursos é feita pelos Conselhos Municipais de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente. Pessoas físicas, que utilizam o sistema de declaração completa, podem doar de 1% até 6% do Imposto de Renda. E pessoas jurídicas podem doar 1% ao mês, com base no lucro real. As doações podem ser feitas pela internet, bastando entrar no site do Conselho de Defesa dos Direitos da Criança e Adolescente do seu município.
Em Mato Grosso, o Fundo foi criado em 1991, por meio da Lei 5.892, e é atualmente um importante instrumento de arrecadação de recursos para programas e projetos de atendimento aos direitos da criança e do adolescente. De 2008 até 2009, o FIA arrecadou em Mato Grosso aproximadamente R$ 1,2 milhão. Os recursos foram destinados para projetos como “Educar e Cuidar” da Associação Comunitária Hezray; “Centro de Atendimento a Criança e Adolescente Arara Azul”, da Prefeitura de Poconé; “Para Fazer Possível um Mundo Melhor” da Associação Educar, de Várzea Grande; “Creaecan” da Associação de Mulheres em Ação de Mato Grosso, que atende os municípios de Alta Floresta, Paranaíta, Carlinda, Nova Bandeirantes e Nova Monte Verde; à Prefeitura de Cáceres para o combate e prevenção à exploração sexual infanto-juvenil, à Associação de Apoio à Criança com Câncer (AACC), entre outros inúmeros projetos sociais.

Outras informações pelo telefone (65) 3624-5796.



Tô Sabendo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Verbratec© Desktop.