quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

Escócia investiga surto de antraz entre usuários de drogas

Autoridades escocesas estão investigando um surto de contaminações pela bactéria Bacillus anthracis, causadora da infecção conhecida como antraz (ou carbúnculo), entre os usuários de heroína do país.

Nesta quarta-feira, foi confirmada a morte de um usuário da droga que estava internado na cidade de Glasgow e havia tido um diagnóstico positivo para a infecção.
Na semana passada, um outro usuário de heroína morreu devido à contaminação pela bactéria.
As autoridades ainda investigam a morte de outro homem, mas os testes para confirmar a infecção por antraz ainda não foram concluídos.

Riscos
Outras duas pessoas, uma mulher, também em Glasgow, e outro usuário, em Lanarkshire, estão sendo tratados devido à infecção.
De acordo com o consultor de saúde pública Syed Ahmed, no entanto, não foram registradas novas infecções desde o final de semana.
O médico, no entanto, alerta os usuários de drogas injetáveis a procurarem os serviços de saúde ao menor sinal de infecção.
“As drogas injetáveis são extremamente perigosas. A possível presença de um lote de heroína contaminado com antraz faz a injeção da droga ainda mais arriscada”, disse.

Infecção aguda
O antraz é uma infecção bacteriana aguda mais comum entre animais como bovinos, ovelhas e cabras.
Normalmente, pessoas adquirem a infecção ao inalarem ou ingerirem os esporos da bactéria. A doença não é transmissível entre humanos.
A última morte relacionada ao antraz na Escócia foi registrada em 2006, quando o artesão Christopher Norris morreu após inalar os esporos.
Ele provavelmente se contaminou ao manusear partes de couro de animais usados para fabricação instrumentos musicais.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Verbratec© Desktop.