domingo, 20 de dezembro de 2009

Para criança introvertida, a mudança de escola pode criar problemas


Rio - Para uma criança introvertida, a mudança de escola pode criar problemas. Por isso, é preciso conversar bastante com ela, levá-la para conhecer o futuro colégio e fazer contato com diretora e professora.

PERGUNTA E RESPOSTA
Desejo tirar meu filho da escola onde estuda e colocá-lo em outra que julgo ter o ensino mais forte. Meu filho está terminando a terceira série do Ensino Fundamental e é muito introvertido. Como devo agir para que ele se adapte ao novo colégio? Maria da Glória Silva, por e-mail
Entendo seu cuidado e preocupação com a qualidade da educação para seu filho , o que é muito louvável. Mas, considerando que ele é muito introvertido, segundo seu depoimento, é muito importante conversar, ouvi-lo e ir ponderando sobre a importância de ele se sentir bem na escola, com os amigos e professores.
A partir deste ponto, perguntar do que ele gosta ou não da atual escola e prepará-lo para a mudança, levando-o a conhecer a nova instituição de ensino , a diretora e se possível o/a professora com quem estudará. O que importa é não fazer a mudança bruscamente, pois se seu filho é introvertido e não fala muito, pode ficar bastante inseguro, caso não haja processo de transição tranquilo e reconfortante.
Se houver amigos ou conhecidos dele estudando na nova escola, facilite as relações entre eles, sugerindo a seu filho que os convide a sua casa para conversarem, brincarem e até estudarem juntos, quando as aulas recomeçarem.

Regina de Assis, Mestre e doutora em educação e consultora em educação e mídia

O Dia Online

Um comentário:

  1. meu filho de 11 anos era muito introvertido, foi então que eu resolvi instalar o www.brunoespiao.com.br no celular dele. Descobri que ele estava sofrendo bullying. Troquei-o de escola e agr ele mudou da água pro vinho

    ResponderExcluir

Verbratec© Desktop.