terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Mortes históricas longe da solução


Revista americana lista crimes que ficaram famosos por despertar a curiosidade popular, mas que jamais tiveram os autores descobertos

Rio - A revista americana ‘Time’ é famosa mundialmente por nomear a personalidade do ano e organizar listas, como a dos inventos mais relevantes. Uma relação que está no site da publicação, entretanto, é capaz de assustar leitores de estômago mais sensível: a dos 10 mais famosos crimes sem solução. A lista se concentra em delitos que aconteceram nos EUA, mas traz também casos conhecidos em qualquer parte do mundo.
Cena de uma dos crimes de ‘Jack, o estripador’, tema de filmes e livros.Encabeçam a relação os assassinatos cometidos pelo ‘serial killer’ mais famoso do mundo: Jack, o estripador. Em 1888, o criminoso, que se identificava assim em correspondências para a polícia, matou cinco prostitutas em Londres, sempre cortando suas gargantas e mutilando os corpos. Ele chegou a enviar o rim de uma das vítimas para as autoridades.
Até hoje não se conhece a verdadeira identidade do assassino, mas suspeita-se que ele pode ter sido Montage Druit, advogado que desapareceu e foi encontrado morto após o último crime; George Chapman, barbeiro que envenenou três de suas mulheres; e Aaron Kosminski, aficionado por prostitutas que foi internado num manicômio meses após os crimes.
Outros crimes que figuram na lista também já viraram filmes, como o 9º lugar, o assassinato da ‘Dália Negra’, em 1947, em Los Angeles. O corpo de Elizabeth Short, atriz de 22 anos, foi encontrado cortado pela metade e com o sangue drenado. O crime virou sensação na imprensa, e várias pessoas confessaram sua autoria, sendo liberadas por falta de prova.
Em 1969, um assassino em série que se identificava como ‘Zodíaco’ matou 5 pessoas em San Francisco, nos EUA. Ele enviava cartas com mensagens em código para a polícia e imprensa, com ameaças e enigmas, e o caso virou filme. As mortes estão em 2º lugar na lista. Caso mais recente, o 7º lugar é bem misterioso: o dos cinco pés — sem corpos — achados no mar em Vancouver, Canadá. Um deles pertencia a uma mulher que sumiu.

OUTROS CASOS SEM RESPOSTA

O assassinato dos rappers rivais Tupac Shakur e Notorius B.I.G., também nos EUA, ficou em 3º na relação.

Envenenamento de sete pessoas por Tylenol com cianureto nos EUA, em 1982: 4º lugar.

A morte do escritor americano Edgar Allan Poe, em 1849, está em 5º lugar. Ele pode ter sido sequestrado e assassinado.

As mortes da ex-mulher de O.J. Simpson e de seu amante, em 1994, nos EUA, ficaram em 6º lugar na lista.

O assassinato de JonBenet Ramsom, 6 anos, que havia sido sequestrada, ficou em 8º.

Esta semana, autoridades mexicanas foram condenadas a indenizar famílias de centenas de mulheres estupradas e mortas em Ciudad Juarez, por não investigarem os crimes. O caso está em 10º na lista.

POR JOÃO RICARDO GONÇALVES
O DIA ONLINE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Verbratec© Desktop.