sábado, 26 de dezembro de 2009

Maioria de crianças da Índia já sofreu abuso sexual, diz pesquisa


Segundo estudo a maioria das crianças guarda silêncio sobre abuso

Estudo realizado em 2007,na Índia, indica que 53% das crianças do país sofreram abusos sexuais.
Encomendada pelo Ministério do Desenvolvimento da Mulher e da Criança indiano, a pesquisa mostra ainda que duas em cada três crianças na Índia são abusadas fisicamente.
O estudo indica também que 70% das crianças não comentou sobre os abusos com ninguém.
"Na Índia, existe a tradição de negar o abuso infantil. Costumamos dizer que isso não acontece aqui", disse a ministra Renuka Chowdhury. "Mas, ao permanecermos em silêncio, nós ajudamos e somos cúmplices com essa prática."
Chowdhury descreveu as conclusões do estudo como "perturbadoras", e pediu o fim do que chamou de "conspiração do silêncio".

Meninos sob risco

O estudo revela outros dados desconhecidos, como por exemplo o fato de que, ao contrário do que se acreditava até agora, meninos correm os mesmos riscos de abuso que meninas.
Loveleen Kacker, responsável pela área de Bem-Estar Infantil do Ministério, e uma das autoras do documento, disse ainda que uma boa parte dos autores do abuso são "pessoas de confiança", como parentes, professores e até os próprios pais.
A questão do abuso de crianças na Índia já foi levantada no passado por organizações não-governamentais (ONGs) de defesa dos direitos da criança, mas esta é a primeira vez que o governo documenta a escala do problema.
Roland Angerer, diretor da ONG Plan International na Índia, disse à BBC que "é muito importante que o governo finalmente tome uma atitude quanto à questão".
"É fundamental que pais e outros adultos saibam que as crianças não são uma propriedade deles, que elas têm seus direitos", afirmou.
Segundo ele, o maior desafio para a sociedade e o governo indianos é incentivar que as crianças a delatarem o abuso.
A Índia abriga quase 19% das crianças do mundo, sendo que milhões delas já estão no mercado de trabalho.
Para a pesquisa, foram entrevistadas 12 mil crianças com idades entre 5 e 12 anos, e pouco mais de 2 mil com mais de 12 anos.
O estudo cobriu 13 Estados indianos e levou dois anos para ser concluído.

Geeta Pandey
De Nova Délhi
BBC Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Verbratec© Desktop.