domingo, 16 de agosto de 2009

Secretário de Sorocaba é preso com três adolescentes em motel

Januário Renna não resistiu à prisão

O secretário de Administração da Prefeitura de Sorocaba, Januário Renna, 63 anos, foi preso sábado (15) à tarde por policiais da Divisão de Crimes Contra o Patrimônio do Departamento de Investigação sobre Crime Organizado (Deic), ao ser flagrado com três meninas - duas de 14 anos e uma de 15 anos - num motel em Itu. A prisão aconteceu às 15h30. Ele vinha sendo investigado há 15 dias, em decorrência de denúncias anônimas. O secretário passou a noite na sede do Deic, em São Paulo, de onde deveria ser levado para outra unidade policial que tenha cela especial, uma vez que ele possui curso superior.
Januário Renna foi seguido pelos policiais na tarde de ontem, desde que saiu de Salto acompanhado das garotas, até a entrada do motel que fica na rodovia Waldomiro Corrêa Camargo (SP-79), próximo da alça de acesso do quilômetro 28 da Rodovia do Açúcar (SP-75). Os policiais esperaram alguns minutos e flagraram Renna já dentro do quarto com as meninas.

Reincidente

De acordo com as informações fornecidas pela assessoria de imprensa do Deic, essa não foi a primeira vez que Renna teria se encontrado com essas mesmas garotas. Uma delas teria sido aliciada por ele quatro vezes, outra duas, e uma terceira por cinco vezes, mas o setor não informou mais detalhes sobre esses encontros. Também foi apurado que as meninas, de origem humilde e moradoras em Salto, receberiam R$ 100 cada, por programa.
A polícia também investigará se Renna pertence a alguma rede de corrupção de menores. Em São Paulo foi indiciado pelo delegado Waldomiro Milanesi, titular da Divisão de Crimes contra Patrimônio, por “submeter, induzir ou atrair à prostituição ou forma de exploração sexual alguém menor de 18 anos”. Januário Renna teria chegado a chorar e a dizer “eu sei que eu errei”. A pena, prevista no artigo 218 do Código Penal Brasileiro é de 4 a 10 anos de prisão.

Lippi exonera Renna do cargo

O prefeito de Sorocaba, Vitor Lippi (PSDB), em nota, anunciou ontem à noite a imediata exoneração de Januário Renna do cargo, assim que soube do envolvimento do seu secretário no episódio em Itu. Lippi ainda declarou sua “absoluta perplexidade com o grave fato noticiado sobre a conduta da vida pessoal” de Renna, que assumiu a pasta do governo Lippi em 23 de maio de 2005, tendo como meta a modernização da administração municipal. Na ocasião, o prefeito declarou o que esperava de Renna: “queremos um governo integrado de todas as secretarias, mais rápido, mais eficaz, mais moderno e, por outro lado, menos burocrático”.
Antes de estrear na carreira pública, Renna, que é engenheiro especializado em administração, atuou como executivo em empresas multinacionais, como a Case e Valeo. Quando assumiu como secretário, trabalhava com consultoria internacional na área de gestão empresarial.

Fonte: Jornal Cruzeiro do Sul

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Verbratec© Desktop.