domingo, 27 de setembro de 2009

Criançã de 11 anos é pega com álcool


Vídeo: Os efeitos do álcool

Fiscalização da força-tarefa, anteontem, encaminhou 15 adultos à delegacia por fornecer bebida alcoólica a menores
Lilian Grasiela

A força-tarefa realizada pelo Ministério Público, Conselho Tutelar e Conselho Comunitário de Segurança (Conseg) Centro/Sul, na noite de anteontem, no estacionamento de um supermercado localizado na zona sul, com o objetivo de coibir o consumo de bebidas alcoólicas por menores de 18 anos, resultou na abordagem de 79 pessoas, entre crianças, adolescentes e adultos. Uma criança de apenas 11 anos foi flagrada consumindo álcool.
Os responsáveis pela criança foram chamados ao local e advertidos. Quinze adultos que faziam parte do grupo foram levados à delegacia e autuados por fornecer bebidas alcoólicas a menores de idade. Eles responderão em liberdade por ato infracional, cuja pena varia de dois meses a um ano de detenção ou multa.
Segundo a presidente do Conselho Tutelar 1, Roberta Maria Almeida de Oliveira, dez adolescentes que estavam em companhia dos maiores de 18 anos também foram levados ao Plantão Policial. Já os pais das crianças de 11 anos deverão responder criminalmente, já que uma lei proíbe que menores de 12 anos permaneçam nas ruas, no período noturno, desacompanhados dos pais.
A presidente do Conselho Tutelar 1 revela que quase todas as pessoas qualificadas na operação estavam consumindo bebida alcoólica. “A maioria compra refrigerante e pinga e mistura”, afirma. Bebidas como vodca e cerveja também foram encontradas no local. Apesar da maioria dos abordados ser do sexo masculino, há meninas nos grupos.
De acordo com o conselheiro tutelar Felipe Del Mando Lucchesi, que participou da operação, a abordagem aos adolescentes foi tranqüila pelo fato de contar com o apoio da Polícia Militar. “Em todos os registros dos menores que estavam consumindo bebida alcoólica, a gente vai fazer uma representação por infração administrativa aos pais, que podem responder por uma possível omissão ou negligência, dependendo do que o juiz considerar”, informa.
As operações conjuntas realizadas para identificar adolescentes sob efeito de álcool e fiscalizar quem vende bebida alcoólica a menores de 18 anos e quem fornece o produto gratuitamente a eles deverá ser realizada regularmente. Durante a abordagem, quando os conselheiros percebem que o adolescente está embriagado, dão orientações sobre os riscos do uso de álcool. Se o jovem tiver mais de 18 anos, é informado a ele que a entrega de bebida alcoólica a adolescente representa uma infração penal, passível de detenção.
Após uma série de reuniões, representantes de estabelecimentos comerciais que vendem bebida alcoólica foram procurados e orientados sobre a lei que proíbe a comercialização do produto a menores de 18 anos. Em seguida, foi iniciada a abordagem de adolescentes em locais de grande aglomeração e ações para verificar se adultos estariam fornecendo bebida menores de 18 anos.

Fonte: Jornal da Cidade de Bauru

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Verbratec© Desktop.