terça-feira, 29 de setembro de 2009

Como está o seu sono?

HERÓI OU VILÃO?
Exercício pode ajudar ou atrapalhar o sono, dependendo do horário


Leia as dicas de uma especialista em distúrbios do sono para dormir melhor
Com a correria do trabalho, às vezes pode ser difícil resistir à vontade de tirar uma soneca antes do jantar ou tomar uma xícara a mais de café para aguentar o dia. Por mais que as ideias pareçam boas na hora, é melhor tomar cuidado. Para a coordenadora do departamento de sono da Academia Brasileira de Neurologia, Rosa Hasan, hábitos como esses podem prejudicar o seu sono e deixá-lo ainda mais cansado no dia seguinte.
“É sempre bom evitar café, álcool e cigarro, principalmente nas seis horas que antecedem o sono. Dormir durante o dia também atrapalha. Se for para fazer isso, o ideal é que seja depois do almoço, e mesmo assim não por mais de meia hora”, diz Rosa. Mas os inimigos da boa noite de sono às vezes não são óbvios: hábitos aparentemente saudáveis, como ir para a academia depois do trabalho e assistir à televisão antes de dormir, podem ser suficientes para estragar a sua noite.

O que fazer:
- Descubra a quantidade de horas de sono necessárias para você – e respeite esse tempo. A maioria dos adultos precisa de sete a oito horas para descansar totalmente.
- Ter horários regulares é o primeiro passo.
- Fazer exercícios físicos durante o dia ajuda a relaxar à noite.
- Duas horas antes de dormir, troque o computador e a televisão por um livro.
- Tome um banho morno antes de deitar.
- Prepare um ambiente confortável e escuro para dormir.
- Se você ronca durante a noite, vale a pena tentar mudar de posição ou levantar a cabeceira da cama. “Como o ronco pode ter diferentes causas, não é sempre que vai funcionar. Mas em alguns casos ajuda”, afirma Rosa.

O que evitar:
- Evite álcool, café e cigarro seis horas antes de dormir.
- Após o fim da tarde, os exercícios físicos deixam de ser bons para o sono e passam a ser prejudiciais. “Eles aumentam a temperatura do corpo e não deixam a pessoa relaxar. É o efeito oposto ao de um banho morno”, diz Rosa.
-Alimentos pesados à noite podem causar refluxo. O ideal é fazer a última refeição do dia no máximo uma hora antes de deitar.
-Procure não fazer atividades estressantes à noite.
- Se nenhuma dica funcionar, não fique rolando na cama. Quando tiver insônia, é melhor levantar e fazer uma atividade relaxante enquanto o sono não vem.

Danilo Venticinque


Um comentário:

  1. Carmen querida, vim aqui retribuir sua visita e deparo-me com esse artigo rssssssss. Perdi o sono essa noite, dormi, acordei quase 3 horas da madruga e fiquei aqui na net, escrevi aquele último post rssss, deitei novamente já eram umas 6:30h rsssss, dormi até as 9h. Fiz aula de spinnig ontem a noite, aula pesada e agitada, aí já viu?? O sono foi embora, mas isso não é rotina não, durmo bem e muito, ontem foi só um detalhe rssssss
    Agora comentando seu comentário lá no blog:
    Dois é mais fácil que 1 vc sabia? Eles adaptam-se mais rápido, se sentem protegidos pelo irmão.
    Amiga graças a Deus temos condições de ter mais dois, e agradeço muito a Deus por isso. Vai ser uma filharada kkkkkkkkkkkkkk ainda tem as duas do primeiro casamento do meu esposo, ao todo teremos 5. Eithaaaaaaa familía grande, que delicia, depois os netos, certeza de casa cheia sempre.
    Obrigada por sua torcida, viu?
    Adoro vc
    http://filhosadotivos.blogspot.com

    ResponderExcluir

Verbratec© Desktop.