sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Nova boneca: ela á linda, loura com olhos de mel e mendiga


A boneca sem-teto, Gwen Thompson, tem biografia, mas o seu preço não é de classe baixa. Foto: Divulgação.

É isso mesmo. Gwen Thompson, a boneca sem-teto, tem biografia e tudo mais. O pai a abandonou, sua mãe perdeu o emprego e foi morar com a filha dentro de um carro.
A idéia é ensinar as crianças americanas que nem toda menina que nasce nos EUA tem berço de ouro. Ou seja, é sociologia lúdica.
Não é de hoje que o fabricante American Girl, baseado em Wisconsin, lança bonecas que pretendem ir muito além das brincadeiras de crianças. E as épocas em que cada boneca “vive” também tem teor histórico.

A biografia das bonecas:
Josefina Montoya é uma mexicana que perde a mãe em 1824 e é criada pela tia Dolores.
Rebecca Rubin é uma nova-iorquina vinda de família judeo-russa, que vive em 1914.
Addy Walker vive a recém concedia alforria dos escravos nos EUA.
E Molly McIntire não vê a hora da primeira I Guerra Mundial acabar para ver seu pai retornar pra casa, entre outras.

Pode até ser bastante educativo. Só que não dá para deixar de pensar no que todas essas bonecas têm em comum: elas estão todas mortas. Mas, sabe como é, imaginação de criança voa longe. Nesse caso, para o passado.
No entanto, as biografias bem boladas têm um preço. A mendiguinha sai por US$ 95. Se a cliente quiser comprar o livro com todo o “passado” da boneca existe um livro que sai por US$ 19. Resumindo: é boneca feita para criança, mas para adulto colecionar.
Segundo a filial da TV Fox em Boston, os ativistas que trabalham com a população sem-teto aprovaram a inicitiva, dizendo que já estava na hora de alguém trazer o problema da mendicância para o grande público. Já alguns pais acharam que Gwen Thompson não passa de uma idéia de mau gosto.

Eduardo de Oliveira


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Verbratec© Desktop.