quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Índios pataxós são encontrados mortos


Dois indígenas foram sequestrados na madrugada de domingo em suas aldeias. Seus corpos foram achados horas mais tarde no litoral norte de Porto Seguro, com tiros de escopeta calibre 12 na cabeça

Agência A Tarde

PORTO SEGURO (BA) – Dois índios pataxós foram mortos com tiros de escopeta na cabeça, domingo, no município de Porto Seguro (a 709 quilômetros de Salvador). As únicas pistas que a Polícia Civil tem sobre o crime até agora é que dois homens encapuzados, num veículo escuro, sequestraram os índios Laércio Viana Santos (idade não informada) e Silvio Santos, 19 anos, encontrados mortos na praia de Itaperapuã, orla norte da cidade.
Os indígenas foram capturados em suas casas, por volta das 4h30 de domingo. Eles são de comunidades pataxós diferentes: enquanto Laércio pertencia à Aldeia Coroa Vermelha, de Santa Cruz Cabrália, Silvio era integrante da Aldeia Tauá, situada em Porto Seguro. Cada um recebeu um tiro de escopeta calibre 12 na cabeça.
“Os homens chegaram e os colocaram no porta-malas do carro. Levaram para o mato e executaram”, acredita o cacique Aruã, da Aldeia Coroa Vermelha.
Questionado sobre a hipótese de os homicídios terem ocorrido por envolvimento dos índios com o tráfico de drogas, conforme ventilado pela polícia, Aruã afirmou que isso ocorre por influência de pessoas que não têm parentesco indígena.
“Preservamos muito o nosso povo e sempre orientamos a não se envolver com esse tipo de pessoas, que só trazem a destruição. Aqui na região tem havido muito crime e é por causa da droga”, afirmou o cacique, segundo o qual um outro índio da aldeia pataxó de Coroa Vermelha, de prenome Wéslei foi encontrado morto semana passada.
O delegado de Porto Seguro, Renato Fernandes, responsável pelas investigações, acha também que as mortes dos índios, a princípio, têm a ver com tráfico de drogas. “Não é só nas aldeias que o tráfico tem crescido não, é em todo lugar”, declarou e disse que continuará com as investigações durante a semana.

Postado no blog "Rede Solidária de Defesa Social"

Um comentário:

  1. muito obg!me ajudou muito!!Tinha uma pesquisa e me sjudou muito!!!

    ResponderExcluir

Verbratec© Desktop.